27 de setembro de 2022

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes obteve crescimento de 3% na movimentação de cargas com contêineres cheios.

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes obteve crescimento de 3% na movimentação de cargas com contêineres cheios.

Itajaí, 27 de Setembro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes obteve crescimento de 3% na movimentação de cargas com contêineres cheios.

Em agosto foram movimentados mais de 1,5 milhão de toneladas.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou durante o mês de agosto uma movimentação de 1.589.556 toneladas em 85 escalas, totalizando a movimentação anual para 646 escalas com 11.457.703 toneladas.

Na movimentação de contêineres cheios e suas respectivas operações, o crescimento foi de 3%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1.470.384 contra 1.420.702 toneladas.

No segmento de cargas contêinerizadas nos recintos APMT e Cais Público, durante o mês de agosto, somaram a quantidade de 36.283 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) com 378.395 toneladas, somando a movimentação anual para 245.281 TEU’s com 2.939.275 toneladas.

Na movimentação de contêineres cheios de exportação, a APM Terminals e Cais Público registraram 7.065 TEU’s. Com relação à importação, este número foi de 7.774 TEU’s. Ao longo do mês de agosto, a soma total de exportação e importação foi de 14.839 TEU’s.

“O crescimento do Complexo é constante, e, isso demonstra que nós temos um potencial ainda maior, por meio de um modelo de gestão eficiente e utilizada nos maiores portos do mundo. Mensalmente as operações na movimentação de cargas, está sendo aprimorada com o intuito de proporcionar melhorias e desenvolvimento para todos os setores. A propensão é que o Complexo Portuário continue inovando, certamente isso contribuirá para a crescente demanda na movimentação de cargas. A Autoridade Portuária de Itajaí cumpre exatamente com as suas obrigações, com ênfase no quesito de assegurar as atividades portuárias em condições excelentes de funcionamento e também, do acesso aquaviário”, conclui Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Nos demais TUPs, a PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), registrou durante o mês de agosto 53 atracações com a movimentação de 80.830 TEU´s e 1.132.786 toneladas. As movimentações no terminal da BRASKARNE no período correspondente a agosto apontaram 4 escalas com 21.238 em tonelagem. O Terminal Barra do Rio registrou 3 escalas com 11.949 em tonelagem. O TEPORTI registrou 1 escala com 8.467 toneladas, e a Poly Terminals evidenciou 1 escala com 5.000 toneladas.

“A responsabilidade por parte dos trabalhadores portuários, e de todos os envolvidos, vem se comprovando mensalmente através de seu índice de desempenho, na movimentação de cargas, contêineres e na movimentação de navios. O Porto de Itajaí está exercendo a muito tempo, todos os esforços cabíveis por parte de nossos trabalhadores portuários, comprovando a grande necessidade de garantir a economia do nosso Estado e país, desta forma continuamos nos destacando diariamente no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

No mês de agosto, atracaram no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes 85 navios, sendo 51 atracações com giro na bacia 01 e 27 na bacia 02.Em agosto, ocorreu a entrega de 17 painéis ao município de Itajaí, contendo fotos que retratam a história do Porto de Itajaí, desde os períodos mais antigos como o ano de 1880, ainda duas fotos destacando plantas originais datadas de 1896 e 1908, e sequentemente, fotos retratando décadas que vão de 1910 até a mais recente, de 2020), levantadas por meio do acervo histórico do município, Prefeitura e Superintendência do Porto de Itajaí.

Ocorreu ainda no mês de agosto, a atracação de navio com carga de celulose, movimentando 14.694 toneladas. A operação foi realizada por meio do navio COSCO SHIPPING ZHOU YUE, de bandeira chinesa, medindo 201 metros de comprimento por 32.26 de largura. Ainda no mesmo mês, também ocorreu a 6ª atracação com navio Roll on Roll Off, contabilizando 465 veículos importados da montadora alemã BMW, através do navio "COLUMBIA HIGHWAY", somando 832,8 toneladas. A embarcação com 199,97 metros de comprimento por 32,26 de largura, seguiu com destino marítimo ao Porto Delta Dock-Lima, na Argentina.

Ainda no período de agosto deste ano, o Porto de Itajaí realizou a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA). A importância da CIPA é estabelecer a ordem e a segurança dos trabalhadores, com base na NR5-5. 16, ao qual confere atribuições de identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar o mapa der riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), entre outros.

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de agosto de 2022 pode ser conferido no link abaixo:

https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-agosto-de-2022

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Revisão de Dados Estatísticos:  Ricardo Amorim – Diretor Geral de Operações Logísticas (DILOG/SPI) e Eliane Razera – Coordenadora de Operações e Inteligência da Fiscalização.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI (47) 3341-8067.

*Foto: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social SECOM/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde