A 3ª edição do mutirão de limpeza do rio Itajaí-Açu, “Juntos pelo Rio” reuniu mais de 400 voluntários e resultou na coleta de 18,6 mil quilos de resíduos, sendo que 3,7 mil quilos foram de resíduos recicláveis, 2,9 mil quilos de não recicláveis, mais 12 mil quilos de madeira, recolhidos dos molhes e Saco da Fazenda, pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras. Todo o material coletado foi entregue para cooperativas de reciclagem de Itajaí e Navegantes.
A ação foi realizada em duas etapas. Englobou programa de conscientização ambiental, realizado no sábado passado (22), e a limpeza do rio, com o recolhimento do lixo acumulado – no trecho compreendido entre os molhes e a ponte da BR 101 – no sábado (29).
“Mais importante que a ação em si é a conscientização que o Juntos pelo Rio está gerando. E o grande envolvimento da comunidade comprova isso”, disse o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. Já o superintendente do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), Flávio Farias, destacou o empenho dos voluntários presentes no mutirão e ressaltou a importância da ação.
O programa de educação ambiental foi coordenado pelo Semasa, Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí e contou também com a participação da Secretaria Municipal de Obras e de vários parceiros dos setores público e privado. Integrou ainda o Programa de sustentabilidade “Itajaí Stopover Sustentável”, que compõe o plano de ações para realização de mais uma parada da Volvo Ocean Race em Itajaí.
01 de abril de 2014
18,6 toneladas de resíduos foram coletadas na 3ª edição do Juntos pelo Rio
-
04 de março de 2026 Eficiência logística portuária e multimodalidade são debatidas no Infra Sul GRI 2026leia mais -
23 de fevereiro de 2026 Missão à Coreia do Sul abre novos mercados para o agro brasileiro e amplia oportunidades para Santa Catarina Avanços anunciados pelo presidente Lula fortalecem exportações de ovos, uva, carne suína e bovina e projetam impacto direto na logística catarinenseleia mais -
20 de fevereiro de 2026 Superintendente do Porto de Itajaí participa da abertura do escritório da ApexBrasil na Índia e destaca oportunidades para SC Missão internacional do governo federal visa abertura de novos mercadosleia mais