Atracou no Terminal de Passageiros de Itajaí na manhã desta terça-feira a draga Rondo, com capacidade 2,4 mil metros cúbicos e plenas condições de realizar os trabalhos de manutenção das profundidades dos canais de acesso interno e bacia de evolução em 14 metros e, do canal externo, em 14,5 metros. No entanto, ainda há a necessidade da nacionalização da draga pela Receita Federal, para que os serviços sejam iniciados. Com a chegada desse equipamento, duas dragas estarão executando os serviços.
O equipamento foi adquirido pela empresa Triunfo especialmente para a realização deste trabalho. Tem o comprimento de 83 metros e largura de 16 metros e opera no sistema trailing suction hopper dredge.
“Com o início das operações desse equipamento garantiremos o restabelecimento das profundidade posteriores a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento realizados pela Secretaria de Portos da Presidência da República, com recursos do Programa Nacional de Dragagem (PND)”, informa o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior. Segundo o superintendente, com maiores profundidades o Complexo Portuário do Itajaí poderá ampliar o volume médio de cargas operadas por navio.
A contratação da dragagem permanente, pelos próximos cinco anos, também é uma necessidade para o porto, que por estar instalado em uma foz de rio, sofre constantemente com o acúmulo de sedimentos que são depositados pela ação natural da correnteza do rio.
19 de abril de 2013
Draga Rondo chega a Itajaí
-
11 de dezembro de 2025 NOTA À IMPRENSA Canal de acesso ao Porto de Itajaí é reabertoleia mais -
11 de dezembro de 2025 NOTA À IMPRENSA Canal de acesso ao Porto de Itajaí é fechado devido à passagem de um cicloneleia mais -
11 de dezembro de 2025 Superintendência do Porto de Itajaí realiza visita institucional ao governador da Bahia O encontro reforça o alinhamento nacional entre portos públicos e destaca o avanço das tratativas para modernização, integração logística e intercâmbio de boas práticas entre o Porto de Itajaí, a Codeba (Companhia Docas da Bahia) e o governo baiano.leia mais