Um novo tipo de movimentação tem mudado a paisagem da APM Terminals, empresa arrendatária de dois berços do Porto de Itajaí: as chamadas cargas projetos. Na madrugada desta segunda-feira, 1º de abril, uma operação especial no berço 2 descarregou equipamentos de grande porte para uma nova linha de montagem da Cerâmica Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos da América Latina.
Para o descarregamento das peças, com peso total de 460 toneladas, foram utilizados caminhões especiais com 90 metros de carroceria e dois guindastes em operação simultânea. Receber equipamentos desta magnitude não é novidade no terminal, que tem know-how na descarga de grandes peças com mais de 150 toneladas e na movimentação de iates de luxo importados com mais de 100 toneladas.
O superintendente da APM Terminals Itajaí, Ricardo Arten, explica que, além de focar na produtividade, aliada à segurança, a APMT busca fomentar a indústria catarinense através de serviços específicos para o segmento. Esse tipo de movimentação portuária é caracterizada como uma operação especial, exige definição prévia do berço de atracação, de acordo com o espaço disponível para manobrar as cargas e a capacidade do piso, além de logística apropriada para a saída do terminal.
01 de abril de 2013
Operação especial da APM Terminals Itajaí movimenta equipamentos da nova linha de montagem da Cerâmica Portobello

-
05 de maio de 2025 Governo Federal apresenta plano de investimentos do Porto de Itajaí, em reunião na FIESC, em Florianópolis Os investimentos visam dar mais competitividade ao Porto e impactam a economia catarinenseleia mais
-
30 de abril de 2025 Porto de Itajaí e Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí realizam reunião para fortalecer relação Porto-cidade Superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, recebeu a diretoria do Foro na sede da SPIleia mais
-
28 de abril de 2025 Nota à imprensaleia mais