08 de fevereiro de 2010
Armadores CMA-CGM e China Shipping
O Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi) recebeu no final de semana o navio cargueiro CSCL Tianjin, da empresa China Shipping, que retoma suas operações no Complexo Portuário do Itajaí após 15 meses sem atracar na região. O navio pertence ao joint service [termo que identifica a associação de armadores] composto pelos armadores CMA/ CGM e China Shipping, que operam linha para a Ásia, com periodicidade semanal.
Em Itajaí o navio [com 260 metros de comprimento e capacidade para 4 mil TEU (Twenty-foot Eqivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés)] operou 4,82 mil toneladas de mercadorias de importação e exportação. Foram 442 TEU ou 280 contêineres. O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, diz que mais importante que os volumes operados, é o retorno do serviço, que transferiu suas escalas de Itajaí para São Francisco do Sul em decorrência do assoreamento dos canais de acesso ao Porto de Itajaí durante as enchentes de 2008.
“O retorno do serviço SEAS para o Complexo Portuário do Itajaí, com destino ao continente asiático, tem fundamental importância pelo fato de responder pelo escoamento de parte das cargas de congelados exportadas para o Extremo Oriente”, explica Grantham. Alem das aves, segundo o diretor, o serviço terá grande importância nas operações de importação, que vêm apresentando significativo avanço na região e Estado.
-
04 de março de 2026 Eficiência logística portuária e multimodalidade são debatidas no Infra Sul GRI 2026leia mais -
23 de fevereiro de 2026 Missão à Coreia do Sul abre novos mercados para o agro brasileiro e amplia oportunidades para Santa Catarina Avanços anunciados pelo presidente Lula fortalecem exportações de ovos, uva, carne suína e bovina e projetam impacto direto na logística catarinenseleia mais -
20 de fevereiro de 2026 Superintendente do Porto de Itajaí participa da abertura do escritório da ApexBrasil na Índia e destaca oportunidades para SC Missão internacional do governo federal visa abertura de novos mercadosleia mais