04 de dezembro de 2009
Desburocratização e agilidade nos procedimentos de importação e exportação
A Associação Brasileira de Logística e Transporte de Cargas (ABTC) está desenvolvendo tratativas junto aos órgãos intervenientes [Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Receita Federal, entre outros, para agilizar os procedimentos de liberação de cargas de exportação e importação que necessitam de fiscalização e posterior liberação.
“O objetivo do trabalho é, primeiramente, conhecer os entraves burocráticos que impedem o desenvolvimento e crescimento do setor de transportes, para depois buscarmos alternativas, dentro do que prevê a legislação, para ganharmos celeridade nos processos, a exemplo da eliminação de procedimentos que são realizados em duplicidade, entre outros”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior.
Ayres participou da reunião promovida pela ABTC em Brasília nesta semana, a qual reuniu representantes de diversos segmentos ligados ao transporte marítimo, terrestre, ferroviário e aéreo. De Santa Catarina também participou o presidente da Federação dos Transportes de Cargas do Estado, Pedro Lopes.
-
23 de abril de 2026 Sebrae e Porto de Itajaí avançam nas exportações de banana para o mercado europeu Por meio do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), produtores catarinenses terão apoio técnico para acessar o mercado internacionalleia mais -
16 de abril de 2026 Porto de Itajaí apresentou retomada operacional e projetos prioritários na Intermodal South Americaleia mais -
10 de abril de 2026 Porto de Itajaí reforça compromisso com a gestão ambiental ao sediar oficina da ANTAQ Porto é o 1º colocado no Brasil em gestão ambiental no ranking da ANTAQ de 2025 e recebeu representantes da ANTAQ e de outros portos para troca de experiênciasleia mais