16 de outubro de 2009
Portos belgas buscam estreitar relações econômico-comerciais com Autoridade Portuária de Itajaí
Empresas belgas de logística têm interesses em acordos operacionais com o Porto de Itajaí. O objetivo de intensificar o tráfego de cargas entre o porto catarinense e os portos de Ghent e Antuérpia foi demonstrado ao superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, durante visita de delegação empresarial brasileira a Bélgica, de 05 a 09 de outubro, da qual Ayres participou a convite do governo federal.
“Os portos de Antuérpia e Ghent são considerados importantes portas de entrada para o continente europeu e o Porto de Itajaí já é um importante parceiro desses portos. Entretanto, a parceria da Autoridade Portuária de Itajaí com os portos belgas pode ser intensificada com o estreitamento das relações econômico-comerciais, conforme sinalizaram os dirigentes portuários e empresários de Antuérpia e Ghent”, destaca Antônio Ayres.
O superintendente do Porto de Itajaí participou do Fórum Empresarial “Brasil e Bélgica – Novas Fronteiras de Negócios” [do qual participaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito] e participou de reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa (Belgalux), além de visitar importantes empresas do segmento logístico instaladas na hinterlândia dos dois portos.
-
23 de abril de 2026 Sebrae e Porto de Itajaí avançam nas exportações de banana para o mercado europeu Por meio do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), produtores catarinenses terão apoio técnico para acessar o mercado internacionalleia mais -
16 de abril de 2026 Porto de Itajaí apresentou retomada operacional e projetos prioritários na Intermodal South Americaleia mais -
10 de abril de 2026 Porto de Itajaí reforça compromisso com a gestão ambiental ao sediar oficina da ANTAQ Porto é o 1º colocado no Brasil em gestão ambiental no ranking da ANTAQ de 2025 e recebeu representantes da ANTAQ e de outros portos para troca de experiênciasleia mais