A Autoridade Portuária Federal – CODEBA publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), o Aviso de Pregão Eletrônico nº 90001/2026, que trata da contratação de empresa especializada para a execução dos serviços de dragagem de manutenção do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Itajaí. Atualmente, o Porto de Itajaí tem gestão compartilhada com a CODEBA ligada ao Ministério dos Portos e Aeroportos.
O serviço a ser contratado contempla a dragagem do canal interno, canal externo, berços de atracação e bacias de evolução. As empresas interessadas deverão comprovar capacidade técnica e operacional compatível com a execução dos serviços, que serão realizados nas áreas do Porto de Itajaí sob responsabilidade da CODEBA, pelo prazo de 12 (doze) meses. O serviço de dragagem é essencial para garantir a navegabilidade do canal do Rio Itajaí-Açu. Hoje, o desasoreamento é feito pela empresa Van Oord.
De acordo com o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, a dragagem de manutenção é essencial para evitar o assoreamento do leito do Rio Itajaí-Açu, que pode restringir o acesso das embarcações ao porto. “Esta é uma ação fundamental para reduzir os custos logísticos e operacionais, manter a competitividade do Porto de Itajaí diante de um mercado marítimo internacional cada vez mais exigente e, sobretudo, aumentar a segurança das embarcações, dos equipamentos e dos trabalhadores portuários”, destacou.
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares, ressaltou a importância estratégica do serviço para a manutenção do canal de acesso. “A dragagem de manutenção é um serviço essencial para a operação contínua e segura do Porto de Itajaí. É por meio dela que garantimos as profundidades adequadas do canal, assegurando a navegabilidade, a previsibilidade das operações e a segurança das embarcações que acessam o porto. A manutenção permanente do canal é uma atribuição central da Autoridade Portuária e impacta diretamente toda a cadeia logística, beneficiando não apenas o porto público, mas todo o Complexo Portuário”, afirmou.
Acesse o Aviso de Pregão Eletrônico no Diário Oficial da União.
Fonte: Com informações da CODEBA