19 de janeiro de 2026

Publicado Aviso de Pregão Eletrônico para dragagem do canal de acesso ao Porto de Itajaí

Publicado Aviso de Pregão Eletrônico para dragagem do canal de acesso ao Porto de Itajaí

A Autoridade Portuária Federal – CODEBA publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), o Aviso de Pregão Eletrônico nº 90001/2026, que trata da contratação de empresa especializada para a execução dos serviços de dragagem de manutenção do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Itajaí. Atualmente, o Porto de Itajaí tem gestão compartilhada com a CODEBA ligada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. 

O serviço a ser contratado contempla a dragagem do canal interno, canal externo, berços de atracação e bacias de evolução. As empresas interessadas deverão comprovar capacidade técnica e operacional compatível com a execução dos serviços, que serão realizados nas áreas do Porto de Itajaí sob responsabilidade da CODEBA, pelo prazo de 12 (doze) meses. O serviço de dragagem é essencial para garantir a navegabilidade do canal do Rio Itajaí-Açu. Hoje, o desasoreamento é feito pela empresa Van Oord. 

De acordo com o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, a dragagem de manutenção é essencial para evitar o assoreamento do leito do Rio Itajaí-Açu, que pode restringir o acesso das embarcações ao porto. “Esta é uma ação fundamental para reduzir os custos logísticos e operacionais, manter a competitividade do Porto de Itajaí diante de um mercado marítimo internacional cada vez mais exigente e, sobretudo, aumentar a segurança das embarcações, dos equipamentos e dos trabalhadores portuários”, destacou.

O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares, ressaltou a importância estratégica do serviço para a manutenção do canal de acesso. “A dragagem de manutenção é um serviço essencial para a operação contínua e segura do Porto de Itajaí. É por meio dela que garantimos as profundidades adequadas do canal, assegurando a navegabilidade, a previsibilidade das operações e a segurança das embarcações que acessam o porto. A manutenção permanente do canal é uma atribuição central da Autoridade Portuária e impacta diretamente toda a cadeia logística, beneficiando não apenas o porto público, mas todo o Complexo Portuário”, afirmou.

Acesse o Aviso de Pregão Eletrônico no Diário Oficial da União.

Fonte: Com informações da CODEBA

Aguarde