A Superintendência do Porto de Itajaí realizou, nesta quinta-feira (11), uma visita institucional ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em Salvador. Participaram da reunião o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, o diretor de Administração e Finanças, Celso Zuchi, diretor de Operações, Rafael Canela e a secretária de Imprensa, Dayane Nunes acompanhados do presidente da Autoridade Portuária Federal - CODEBA, Antonio Gobbo, e do chefe-de gabinete, Carlos Luciano.
O encontro reforça o alinhamento nacional entre portos públicos e destaca o avanço das tratativas para modernização, integração logística e intercâmbio de boas práticas entre o Porto de Itajaí, a Codeba (Companhia Docas da Bahia) e o governo baiano.
Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos como investimentos, eficiência operacional, fortalecimento da governança portuária e os próximos passos da estruturação da Docas de Santa Catarina — nova autoridade portuária federal que assumirá a gestão definitiva do Porto de Itajaí.
Modernização portuária e cooperação federativa
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel dos portos públicos no desenvolvimento econômico do país e reafirmou o compromisso da Bahia em contribuir para o fortalecimento do sistema portuário nacional.
“A manhã foi de trabalho com a superintendência do Porto de Itajaí (SC), que hoje está sob gestão transitória da CODEBA. Estamos organizando o porto, garantindo segurança jurídica e estruturando um plano sólido de investimentos em modernização, ações que fortalecem a logística, melhoram o escoamento da produção e protegem milhares de empregos na Bahia e no Brasil. Seguimos colocando a experiência do nosso estado a serviço de um país que funcione melhor para quem trabalha, produz e precisa de oportunidade para viver com dignidade”, disse o governador.
“Com planejamento e atuando de forma estratégia, a gestão da CODEBA trabalha pelo desenvolvimento da Bahia e do Brasil. E é isso que vemos aqui nesta reunião: Bahia e Santa Catarina atuando, juntas, para modernizar e fortalecer esse setor que é fundamental para o desenvolvimento nacional, que é o Setor Portuário", destacou Antonio Gobbo.
Desestatização, federalização e nova fase de gestão
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, apresentou ao governador e sua equipe um panorama completo da transformação administrativa vivida pelo porto nos últimos anos.
Ele relatou o histórico recente do terminal, desde o processo de desestatização conduzido pelo governo federal anterior, passando pela federalização do Porto de Itajaí, até a atual fase de migração transitória para a gestão da Codeba, que tem sido fundamental para restabelecer a segurança institucional e preparar o Porto para a retomada plena das operações.
Crescimento expressivo e recuperação econômica
João Paulo também apresentou os números mais recentes de desempenho, que demonstram a força da retomada portuária em 2025.
“O Porto de Itajaí registra um crescimento superior a 1.500% em comparação ao ano passado e deverá encerrar o ano com faturamento estimado em R$ 180 milhões, resultado que reflete o aumento das operações, a retomada dos navios de carga e a consolidação da temporada de cruzeiros.”, disse João Paulo Tavares Bastos.
Parceria com a CODEBA é estratégica para a criação da Docas de Santa Catarina
O superintendente reforçou ainda que a relação institucional com o governo da Bahia e com a Codeba, que atualmente exerce a gestão transitória do Porto de Itajaí, será determinante para acelerar o processo de criação da Docas de Santa Catarina, nova estatal federal que assumirá a gestão portuária catarinense.
Segundo ele, o intercâmbio de experiências com um dos estados que mais avançou em logística portuária no Brasil fortalecerá as bases técnicas, jurídicas e administrativas para este novo ciclo de governança.
Compromisso com o desenvolvimento nacional
A visita marca mais um passo na articulação federativa liderada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e reforça o compromisso do Porto de Itajaí em consolidar um modelo de gestão pública eficiente, moderno e alinhado aos objetivos estratégicos do governo federal.
“ A cooperação entre Itajaí, Bahia e Codeba abre oportunidades para novos investimentos, mais competitividade logística e ampliação da participação de Santa Catarina no cenário portuário nacional”, avaliou João Paulo Tavares Bastos.