A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu nesta terça-feira, na sede da instituição, uma comitiva empresarial de Xangai, apresentada pela G2 Ocean, uma das maiores operadoras globais de cargas sob contrato, referência internacional em soluções de transporte marítimo com uma ampla frota de embarcações multifuncionais.
A reunião tratou da ampliação das relações comerciais e institucionais entre Brasil–China, e, em especial, entre Itajaí e Xangai, abrindo espaço para novas operações, maior integração logística e fortalecimento de investimentos estratégicos.
A vinda da delegação chinesa é resultado de uma agenda construída ao longo do mês. As negociações iniciaram em Xangai, durante encontro conduzido pelo assessor executivo do Porto de Itajaí, Marcelo Peres, no início de novembro. O diretor-administrativo, Celso Zuchi, também participou da reunião e reforçou o potencial do porto catarinense para receber cargas de alto valor agregado e novas frentes de cooperação.
Os representantes chineses possuem histórico de operações no Porto de Itajaí, incluindo movimentações vinculadas à BYD, com destaque para produtos siderúrgicos, contêineres e cargas de alto valor. A visita reforça o interesse em expandir o fluxo bilateral por Itajaí e consolidar novas oportunidades logísticas.
O encontro desta terça-feira contou ainda com a presença de Antonio Carlos Guimarães, representando a SC Portos, fortalecendo o alinhamento estadual em torno da internacionalização da logística catarinense.
Fala do superintendente João Paulo Tavares Bastos
“O Porto de Itajaí vive um novo ciclo de confiança e crescimento. Estamos retomando operações, atraindo cargas de maior valor e ampliando conexões internacionais. A aproximação com Xangai e com parceiros estratégicos da China fortalece nossa capacidade de gerar empregos, impulsionar a economia de Itajaí e recolocar nosso porto na rota dos grandes investimentos globais.”
A G2 Ocean, responsável por apresentar a comitiva ao Porto de Itajaí, atua globalmente com foco em eficiência, inovação e sustentabilidade — referência: g2ocean.com