29 de setembro de 2009
Especialistas da navegação discutem deposição de sedimentos e navegação em lama fluida no ....
Especialistas brasileiros e internacionais vão discutir “A dinâmica da deposição de sedimentos e navegação em lama fluida, em portos estuarinos” durante um seminário técnico na sexta-feira [02], durante a realização do Fórum NetMarinha. O evento é parte integrante da segunda edição da Itajaí Trade Summit, feira de comércio internacional e logística que acontece de 30 de setembro a 02 de outubro, no Centro de Promoções Itajaí-Tur [Parque da Marejada].
O seminário é voltado especificamente a técnicos e dirigentes de portos situados em estuários [a exemplo dos portos de Itajaí, Rio Grande e São Francisco do Sul] que têm na constante deposição de sedimentos suas grandes preocupações. “Além de representar grandes gastos com dragagem para a garantia das profundidades dos canais de acesso e bacia de evolução dos portos, os sedimentos mais finos, podem comprometer as condições operacionais dos portos”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.
No Brasil, o mais comum é que os portos nessa situação realizem dragagens de manutenção, muitas vezes constantes, para a retirada desses sedimentos. No entanto, existem técnicas que permitem a navegação em lama fluida, uma solução mais prática e, principalmente, mais barata que a dragagem. Embora essas técnicas já sejam amplamente utilizadas na Europa há décadas, elas ainda são insipientes no Brasil. Nesse contexto, o Fórum NetMarinha quer difundir entre os portos estuarinos brasileiros as principais técnicas já usadas no exterior e mostrar as experiências pioneiras em curso no Brasil.
Palestras – Nomes de peso no cenário portuário vão integrar os painéis e debates acerca da dinâmica da deposição de sedimentos e navegação em lama fluida, em portos estuarinos. O evento será apresentado e mediado pelo superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior e pelo comandante Mozart Cardoso, assessor de Segurança e Navegação do Porto de Itajaí.
A abertura vai abordar as proposições técnicas preliminares sobre o Seminário e posicionamento da Marinha sobre o tema, apresentado pelo capitão-de-Mar-e-Guerra Antonio Fernando Garcez Faria, diretor do Centro de Hidrografia e Navegação da Marinha. A primeira palestra será ministrada pelo especialista Rewert Wurpts, que vai falar da experiência alemã com a aplicação prática e redução de custos com dragagens após a aplicação da navegação em lama fluida, do aprisionamento de sedimentos no Porto de Endem e outros exemplos práticos europeus.
O diretor da empresa Coastal Planning e Engineering do Brasil, Lindino Benedet, vai abordar as implicações da adoção das metodologias de aprovisionamento de sedimentos e da navegação em lama fluida no Complexo Portuário Estuarino de Itajaí. Já o comandante Alberto Pedrassani Costa Neves vai abordar os aspectos técnicos da navegação em lama fluida e a importância da implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Navios no Complexo Portuário de Itajaí.
-
11 de junho de 2026 Porto de Itajaí presta homenagem ao estivador José Francisco Vieira Netoleia mais -
10 de junho de 2026 Presidente Lula fará visita ao Porto de Itajaí no dia 26 de junho Convite foi realizado pelo superintendente do Porto Artur Antunes Pereira em reunião no Palácio do Planaltoleia mais -
03 de junho de 2026 Porto de Itajaí: movimentação de cargas é destaque do Ministério dos Portos e Aeroportos Porto de Itajaí registra crescimento de 40% na movimentação de cargas no primeiro quadrimestreleia mais