Brasília (3/9) – O Porto de Itajaí foi um dos patrocinadores do 7º Fórum CLIA Brasil 2025, principal encontro da indústria de cruzeiros no país. Reconhecido como o maior espaço de diálogo entre governo, iniciativa privada e especialistas do setor, o evento foi realizado nesta quarta-feira (3), na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília.
O fórum reuniu autoridades públicas, armadores, operadores e representantes de portos e do trade turístico para debater os rumos da atividade no Brasil e traçar estratégias para ampliar o crescimento sustentável da indústria de cruzeiros.
Representando Itajaí, o superintendente do Porto, João Paulo Tavares Bastos, destacou a importância do encontro para ampliar parcerias e fortalecer o turismo em Santa Catarina.
“O turismo é uma indústria estratégica, que movimenta a economia e gera milhares de empregos. O Porto de Itajaí passa por uma reestruturação na área turística e estamos avançando em projetos futuros, como a construção de um novo píer turístico, que vai ampliar nossa capacidade de receber navios e consolidar a cidade como destino nacional de cruzeiros”, afirmou.
O superintendente também ressaltou que, além do crescimento no segmento turístico, o Porto de Itajaí segue batendo recordes na movimentação de cargas e contêineres no valor de 1,7 milhão de toneladas, reforçando sua relevância logística e econômica para o Estado e para o país.
O evento contou ainda com a participação especial de Charles “Bud” Darr, presidente e CEO da CLIA Global, além do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, e de outras lideranças do setor.
Temporada histórica de cruzeiros
Na temporada 2024/2025, Itajaí registrou a maior movimentação de transatlânticos de sua história. Foram 40 navios atracados no berço público do Porto e 157 mil passageiros embarcando e desembarcando, um crescimento de 11% em relação à temporada anterior.
Turismo em expansão
Para consolidar esse avanço, o Porto de Itajaí deve lançar, nos próximos meses, edital para implantação de um píer turístico ao lado do Centreventos, ampliando a estrutura de receptivo de passageiros. O objetivo é atrair mais escalas internacionais, movimentar a economia local e gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população itajaiense.