O Porto de Itajaí participou da 3ª Assembleia Geral Itinerante de 2025 da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), realizada na Portos do Paraná, em Paranaguá. O superintendente do porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, esteve no encontro, que reuniu lideranças e representantes dos principais portos do Brasil e do exterior.
O superintendente do Porto de Itajaí, destacou a importância das experiências observadas durante a visita. Segundo ele, as soluções conhecidas reforçam a necessidade de planejar de forma ousada o futuro do complexo portuário itajaiense.
“Essas experiências são importantes para pensarmos no crescimento do Porto de Itajaí. Na área portuária, precisamos ter coragem para projetos maiores, pensar no futuro”, avaliou o superintendente.
Durante a agenda, a comitiva conheceu a estrutura subterrânea de mais de 30 metros de profundidade que dará suporte à linha férrea de Paranaguá, eliminando cruzamentos urbanos, além do projeto de construção de um porto offshore, previsto para ser concluído em 30 meses, com a abertura de quatro novos canais.
Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da ABEPH, espaço de debate sobre pautas estratégicas para o fortalecimento do setor e o futuro da entidade. O evento contou com a presença de representantes de companhias docas e portos de todo o país, além do Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e de integrantes da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA).
Com sua participação ativa, o Porto de Itajaí reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor portuário, engajando-se em debates e iniciativas que buscam soluções inovadoras e estratégias colaborativas para o fortalecimento da infraestrutura portuária no Brasil.