19 de agosto de 2025

Porto de Itajaí e IFSC discutem cooperação em estágios, inovação e projetos ambientais

Porto de Itajaí e IFSC discutem cooperação em estágios, inovação e projetos ambientais

O Porto de Itajaí recebeu representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na tarde desta segunda-feira (18),  para alinhar possibilidades de cooperação. O encontro contou com a presença do diretor-geral, professor Benjamin Teixeira, acompanhado de quatro docentes das áreas ambiental, mecânica e elétrica.

Durante a reunião, foram apresentados os cursos técnicos de Mecânica e Recursos Pesqueiros, o curso superior de Engenharia Elétrica e o Mestrado em Clima e Ambiente. Entre os assuntos discutidos, se destacou a viabilidade de estágios para alunos do IFSC na Superintendência do Porto.

Os professores também relataram iniciativas já em andamento, como a fabricação de âncoras para pequenas embarcações a partir de sucatas de estaleiros, 10 peças já foram doadas e outras dez estão prontas para distribuição.

O encontro abriu espaço para o fortalecimento de parcerias em diferentes frentes. O IFSC manifestou interesse em colaborar no projeto “Juntos pelo Rio Itajaí”, além de oferecer apoio em monitoramento ambiental e iniciativas de inovação, a instituição conta atualmente com cinco salas no Elume.

O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, demonstrou interesse em avançar nas tratativas, citando como referência a parceria em andamento com a Udesc Balneário Camboriú. Ele destacou ainda a possibilidade de utilização do barco-escola do IFSC em futuras ações conjuntas.

“Cada vez que o Porto de Itajaí se aproxima das universidades e institutos de ensino, fortalecemos a relação Porto–Cidade. Essas parcerias geram inovação, oportunidades de estágio para nossos jovens, soluções ambientais e projetos que beneficiam toda a comunidade. O diálogo com o IFSC representa mais um passo para integrar o conhecimento acadêmico à prática portuária, ampliando nossa capacidade de crescer de forma sustentável e de promover o desenvolvimento da região”, afirmou João Paulo Tavares Bastos.

Aguarde