31 de julho de 2025

Superintendente do Porto de Itajaí participa da inauguração do Complexo Viário Badenfurt, em Blumenau

Superintendente do Porto de Itajaí participa da inauguração do Complexo Viário Badenfurt, em Blumenau

O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, participou nesta quinta-feira (31) da inauguração do Complexo Viário Badenfurt, no km 57 da BR-470, em Blumenau. A obra, executada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, representa um importante avanço logístico para o escoamento de cargas vindas do Oeste catarinense com destino ao Porto de Itajaí.
“Esse é um instrumento importante para que o Porto de Itajaí continue crescendo e gere renda e emprego para nosso povo”, destacou o superintendente durante a cerimônia.

A solenidade contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, da deputada federal Ana Paula Lima e de autoridades locais.
O ministro ressaltou a importância estratégica do Porto de Itajaí para o desenvolvimento do estado. “Itajaí é um dos motores do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Quando o Porto cresce, todo o estado avança”, afirmou.

A deputada Ana Paula Lima também reforçou o impacto da nova via para a economia catarinense. “Essa obra é fundamental para facilitar o escoamento de cargas rumo aos portos e aeroportos da região”, disse.

A BR 470 é o principal corredor logístico de Santa Catarina, a BR-470/SC conecta o Oeste e Meio-Oeste ao litoral norte, onde está localizado o Porto de Itajaí. A rodovia é essencial para o transporte de produtos de exportação e importação, como grãos, carnes, madeira, móveis e matérias-primas, e exerce papel estratégico no fortalecimento da economia catarinense.

BR 470
A duplicação da BR-470/SC é uma das principais obras de infraestrutura em andamento em Santa Catarina, com 84% de execução. Até o momento, 62 quilômetros já foram duplicados e liberados ao tráfego. Dos 27 viadutos previstos no projeto, 19 já foram entregues.
A obra contempla 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial, divididos em quatro lotes. O investimento total é de R$ 1,58 bilhão, com previsão de conclusão em 2026.

Confira o andamento por lote:

* Lote 1: 94% concluído

* Lote 2: 98% concluído

* Lote 3: 66% concluído

* Lote 4: 71% concluído

Aguarde