O Porto de Itajaí recebeu, nesta sexta-feira (23), os alunos do curso de Engenharia do Petróleo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Balneário Camboriú, em mais uma edição do programa Escola no Porto. A atividade contou com a presença do superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, que destacou a importância da ação.
“Tivemos mais uma edição da Escola no Porto, pudemos anunciar o que estamos fazendo e as obras que futuramente vamos realizar. É muito importante esta relação Porto- cidade”, afirmou o superintendente.
Durante a visita, os universitários participaram de uma palestra no auditório da Superintendência, que abordou a trajetória histórica do porto, suas operações logísticas, certificações conquistadas e as práticas de sustentabilidade ambiental adotadas no local. Na sequência, realizaram uma visita técnica, com uma visão panorâmica das áreas de armazenagem e acompanharam de perto o funcionamento das operações do cais.
“É ótimo para eles terem ideia dos processos que envolvem o porto. Isso traz um conhecimento de campo muito importante, é uma experiência enriquecedora para o currículo. Sair da teoria e conhecer a prática faz toda a diferença”, ressaltou o professor Eduardo Paiva, que acompanhou os alunos.
O programa Escola no Porto oferece visitas monitoradas para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, de instituições públicas e privadas, com o objetivo de promover a educação e a aproximação com o setor portuário.
“Foi muito legal. Explicaram para a gente como funciona o porto, foi algo que eu não esperava, não sabia, e foi muito interessante conhecer tudo isso de perto”, avaliou o estudante Bernardo Skovronski.