05 de maio de 2025

Governo Federal apresenta plano de investimentos do Porto de Itajaí, em reunião na FIESC, em Florianópolis

Governo Federal apresenta plano de investimentos do Porto de Itajaí, em reunião na FIESC, em Florianópolis

O Superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, participarão nesta quarta-feira (7), às 14h, de uma reunião híbrida na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O encontro tem como objetivo apresentar o “Plano de Investimentos do Porto de Itajaí” ao setor empresarial e será transmitido ao vivo pelo canal da FIESC no YouTube. 

Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, a reunião é fundamental para dar segurança e previsibilidade ao setor industrial catarinense, após a federalização.

“ O Porto de Itajaí está bombando. Neste ano, o faturamento já chegou a R$64 milhões, um crescimento de 158% em relação ao mesmo período no ano passado. Agora com mais investimentos do governo Lula, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), o Porto estará mais competitivo e oferecendo ao mercado mais previsibilidade. O Porto de Itajaí voltará a ser pujante com grande movimentação de cargas e navios, boa infraestrutura e com importância econômica e estratégica para região, estado e país”, avaliou  

Durante a reunião, será detalhado os principais pontos do plano, incluindo recursos para a expansão portuária, entre elas, para o canal de acesso do Rio Itajaí-Açú, obras na bacia de evolução, obras de adensamento, readequação dos molhes de Itajaí, a retirada do casco soçobrado do navio Pallas, obra de contenção da margem direita do canal ao longo da avenida.

“O governo Lula tem compromisso com Santa Catarina e vamos trabalhar para garantir os investimentos”, destacou. 

Agenda em Brasília 
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, estará na quinta-feira (8), em Brasília, para reunião no Ministério dos Portos e outros órgãos. A pauta principal será a continuidade das tratativas sobre o edital definitivo da concessão da dragagem, que deve ser publicado ainda este ano.

Em sua última visita à capital federal, João Paulo Tavares Bastos participou de uma reunião técnica no MPOR, que demonstrou apoio a uma série de projetos voltados à ampliação da competitividade do Porto de Itajaí e na elaboração do plano de investimentos.

Aguarde