20 de fevereiro de 2024

Superintendência do Porto de Itajaí realiza reunião com operadora SC Portos e empresas especializadas em sistema de software portuário

Superintendência do Porto de Itajaí realiza reunião com operadora SC Portos e empresas especializadas em sistema de software portuário

Itajaí, 20 de fevereiro de 2024

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM

Superintendência do Porto de Itajaí realiza reunião com operadora SC Portos e empresas especializadas em sistema de software portuário

O encontro teve o objetivo de aprimorar e qualificar os serviços de captação de dados que são utilizados no terminal portuário

Nesta terça-feira, 20, reuniram-se na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, membros da diretoria da Autoridade Portuária, representantes da SC Portos Operações Portuárias, e das empresas de software, Loginfo e Enova.

O objetivo principal do encontro teve por finalidade, alinhar e ajustar os serviços de tecnologia e sistema integrado entre o operador portuário, Autoridade Portuária e as empresas de software que atuam nos trabalhos de verificação, obtenção de dados, agrupamento de informações, entre outras atividades tecnológicas para o porto de Itajaí.

Entre os inúmeros serviços prestados pela Superintendência, em atendimento as normativas da Receita Federal, e demais Órgãos Intervenientes, também é responsável pela transmissão de dados, em geral, de todas as movimentações realizadas por seus operadores.

Destacam-se nos últimos meses, as operações de carga geral que vão desde celulose, Roll On Roll Off (desembarque de veículos importados das montadoras BMW e GM), operações com cargas de barras de ferro, vergalhões perfilados, bobinas de aço, açúcar, fertilizantes, entre outras.

Para que os serviços de sistema integrado de obtenção de informações e dados de todas as operações possam ser reconhecidos, registradas desde o início e finalização de cada tipo de operação no recinto público, as empresas contratadas, sendo a Loginfo, pela SC Portos, e a Enova, pela superintendência, buscam cada vez mais aprimorar e aperfeiçoar a coletividade de dados, afim de propiciar eficiência e celeridade na tecnologia de gestão portuária.

“A partir do momento em que um tipo de carga sai do porto, ou que adentra ao terminal, essa carga foi, ou estará sendo monitorada por parte do operador portuário, e, cabe a superintendência acompanhar a obtenção de informações desta carga, desde como e por quem ela foi operada. Para evitar que problemas possam surgir, o que naturalmente pode ocorrer, cabe a nós gerenciarmos essa movimentação, e, assim, atuar junto com a operadora e as empresas que fazem este serviço, objetivando sempre na solução imediata de problemas”, destacou o Diretor Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.

Atualmente a área pública do Porto de Itajaí, denominada de área B, ao qual compreende os berços 03 e 04, está sendo operada pela SC Porto Operações Portuárias, empresa especializada na movimentação de cargas gerais.

“A atividade portuária é bastante complexa. Por mais que o nosso papel seja simplesmente carregar e descarregar navios, armazenar carga, despachar cargas, existe uma série de obrigações que devem ser cumpridas pelo operador portuário, pela autoridade portuária, e, aos diversos órgãos competentes que fazem parte desse processo. Existe uma cadeia toda a ser alimentada com exigências e informações, e, naturalmente a tecnologia da informação está aí para atender, não só a gestão do nosso trabalho, mas também esse fluxo de informações que precisam ser atendidos”, pontou Antônio Guimarães, Diretor da SC Portos Operações Portuárias.

Diante das operações que são realizadas no porto de Itajaí, no que abrange o registro e obtenção de dados, a Superintendência do Porto de Itajaí cumpre ainda o fornecimento de informações junto à ANTAQ, Agência que regula e fiscaliza as atividades desenvolvidas em portos, informando-os sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP).

A Autoridade Portuária acompanha rigorosamente toda e qualquer atividade relacionada as operações de cargas e descargas, atuando diretamente com o operador portuário, e, também com os profissionais que atuam junto aos serviços de integração de sistema.

“A Autoridade Portuária de Itajaí, assim como em outros portos, acaba sendo responsável por diversas normas, que vão desde sua expansão, otimização de infraestrutura, planejamento comercial, aplicação de tarifas, práticas ao meio ambiente, segurança, entre outras ações estruturantes, também tem o dever de atuar num sistema eficiente de tecnologia e informação de dados. Reuniões como a de hoje, tem por objetivo aprimorar e qualificar junto aos envolvidos, digo, o operador portuário, a superintendência e as empresas de software integrado, que busquem cada vez mais a capacitação por uma gestão portuária moderna e de qualidade”, conclui Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, estará inserindo em seu calendário de reuniões, novos encontros entre o operador portuário (SC Portos), dando sequência a assuntos que tratam sobre o funcionamento de sistema integrado de informações (softwares) em suas devidas operações, assim também como outros assuntos relevantes para o bom desempenho do porto.

Participaram ainda do encontro, o Diretor Geral de Operações Logística, Ricardo Amorim, a Coordenadora de Operações e Inteligência da Fiscalização, Eliane Razera, o Coordenador de Informática e Tecnologia de Informação, Jean Carlos Potrich, o Diretor da SC Portos, João Chaves, e, ainda pela SC Portos, Arthur Ayres e Marcelo Mendes Leite, o Chefe de Desenvolvimento da Enova, Pedro Mello, o Gerente de Projetos da Enova, Silvio Eduardo Teles dos Santos, e o Coordenador de Suporte da Loginfo, Jacy Pereira Junior.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí

Fotos e Texto: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social

SECOM/SPI: (47) 3341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde