03 de agosto de 2023

Diretor Geral da ANTAQ confirma publicação de Edital de Arrendamento Transitório

Diretor Geral da ANTAQ confirma publicação de Edital de Arrendamento Transitório

Itajaí, 03 de agosto de 2023

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI (Autoridade Portuária)

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM

Diretor Geral da ANTAQ confirma publicação de Edital de Arrendamento Transitório

Anuncio foi feito nesta quinta, 03, durante evento Estadual de Direito Portuário em Itajaí e reunião na Superintendência do Porto de Itajaí

Nesta manhã de quinta-feira, 03, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga participou da abertura do 10º Congresso Estadual de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, na sede da OAB – Subseção de Itajaí.

O evento será realizado nos dias 03 e 04 de agosto, e conta com a participação maciça de especialistas e mestres em Direito Portuário e demais segmentos da área dos estados da região Sul do país. Ainda paralelo ao evento, acontece a 7ª edição de Workshop onde abordará diversos temas de extrema relevância no cenário jurídico voltado ao trade portuário nacional.

Inicialmente, o evento abriu o primeiro Painel com um dos principais assuntos do Congresso, tendo como tema: “O Futuro do Porto de Itajaí”.

Juntaram-se a mesa de autoridades com o Superintendente Fábio da Veiga, o Diretor Geral da ANTAQ, Eduardo Nery, o Secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, acompanhados pelo CEO da SC Portos, João Ricardo de Andrade Chavez, Dr. James Winter, Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB e o Presidente da Comissão Estadual de Direito Maritimo do Paraná, Dr. Leonardo Albert.

O painel foi conduzido pelos mediadores em forma de conversa, com perguntas, respostas e réplicas. Os principais tópicos apresentados foram sobre a Renovação do Convênio de Delegação da União ao Município de Itajaí (Autoridade Portuária Pública Municipal por mais 25 anos), o atual Edital de Arrendamento Transitório ao qual está sendo elaborado pela ANTAQ, e por último item, sobre os Estudos Técnicos para elaboração do Edital de Arrendamento Definitivo por 35 anos.

“O ministro Márcio França já confirmou que vai manter a autoridade portuária em Itajaí e continuará de forma Pública e Municipal. A assinatura do convênio de Delegação deve de ser assinada ainda dentro deste semestre. Sabemos que o documento, em sua integridade, deve passar pela análise da Câmara de Vereadores, pois ainda a Superintendência, em sua estrutura, deverá passar por mudanças significativas para empresa pública”, destacou o Secretário Nacional de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico.

Divulgado pelo próprio Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, no dia 19 de julho, o Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos, estaria preparando o lançamento do Edital de Arrendamento Transitório para retomar com extrema urgência as operações do Porto de Itajaí. Essa informação foi confirmada durante o evento nesta quinta-feira, e sua publicação oficial está agendada para o dia 25 de agosto.

“A ANTAQ é quem irá conduzir este processo licitatório. Esse é um compromisso firmado com o Governo Federal e principalmente com a cidade de Itajaí. Sabemos de toda a urgência e necessidade do porto voltar a operar em sua totalidade. Será um edital de concorrência pública com o prazo de 24 meses, de operações, sem cláusula resolutiva, dando ao operador portuário que vencer o certame, a garantia jurídica de atuar no terminal por 24 meses. Já estamos deixando tudo pronto para sua publicação ser lançada oficialmente no dia 25 deste mês, e, possivelmente, ficará com o prazo aberto por até 15 dias, para que as empresas interessadas possam participar”, declarou o Diretor Geral da ANTAQ, Eduardo Nery.

Por fim, o último item do primeiro painel a ser discutido pelas autoridades, abordou sobre como será realizado o processo licitatório do Arrendamento Definitivo para o porto de Itajaí, previsto para 35 anos de operações no terminal.

“Durante o mesmo período em que o arrendamento transitório estiver circulando, dentro de seus 24 meses de operações, certamente o Governo Federal, na condição de poder concedente, e, através de seus órgãos, estarão elaborando todo o processo para o arrendamento definitivo. Eu diria que hoje, o contrato de Transição é uma prévia e link do contrato definitivo. O modelo do contrato definitivo passará por todas as análises e estudos do Tribunal de Contas da União (TCU). Não será um modelo simples, será um modelo único no Brasil, mas dado ao tempo, nós optamos de fazer um modelo em que seja preservada a autoridade portuária pública. A novidade é que a Autoridade Portuária Pública será mantida e nesse modelo nós iremos ofertar ao mercado as duas coisas. Tanto a oportunidade de operar o terminal, quanto a oportunidade de fazer a gestão do Canal de Acesso. Nesse sentido, a autoridade terá que se modelar, porque não terá mais o custo de dragagem, aquele custo deixa de existir, e a receita da dragagem também deixará de existir. Vamos tratar este assunto com muita competência”, concluíram Eduardo Nery e Fabrizio Pierdomenico.

Diante do atual cenário em que o porto de Itajaí se encontra, o Município de Itajaí por meio de sua Administração Municipal e a Autoridade Portuária (Superintendência do Porto), estão em constante acompanhamento com o Governo Federal, para que todos os entraves sejam solucionados. O Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga, avalia com otimismo as informações colocadas pela ANTAQ neste dia:

“Ótimas notícias para Itajaí e para Santa Catarina. O dia de hoje foi muito produtivo e assertivo. Ter a participação da nossa sociedade cada vez mais envolvida, em recuperar as operações no porto de Itajaí, e, ainda mais tendo todo o apoio deste atual Governo Federal, nos preenche de otimismo. Sabemos das dificuldades que passamos até aqui, e, com o anúncio destas informações, o que vir em diante será promissor. Precisamos seguir sempre em frente”, pontuou Fábio da Veiga.

No período da tarde, uma comitiva da ANTAQ representados por membros da ANTAQ de Brasília, juntamente com membros da ANTAQ da Gerência Regional de Itajaí/Florianópolis (SC), fizeram uma visita à sede da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

O encontro contou ainda com a presença do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, do Vice- Prefeito, Marcelo Sodré, e ainda participaram o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, acompanhado de seus Diretores.

O encontro foi hibrido, por meio de videoconferência, onde demais diretores da ANTAQ de Brasília participaram da reunião. Os assuntos debatidos deram continuidade as demandas colocadas pelas autoridades durante o evento realizado pela manhã na sede da OAB, e, ainda, foram apresentados outros itens na pauta.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, recebeu todas as informações quanto ao Convênio de Delegação e sua renovação, sobre o arrendamento definitivo, e principalmente quanto a confirmação da publicação do Edital de Arrendamento Transitório, agendado para o dia 25 de agosto, onde comemorou esta etapa prestes a ser iniciada:

“Para nós é um imenso orgulho em termos os membros da ANTAQ reunidos aqui neste dia em Itajaí. Da mesma forma, agradeço também aos demais representantes que nos acompanham nesta videoconferência. Isso prova cada vez mais que estamos próximos de superar esta etapa, e, que no próximo dia 25 deste mês, já podemos dar mais um passo, tudo em prol e resgate das operações no nosso porto”, destacou Volnei.

“Todas as vezes que nos dirigimos a ANTAQ tivemos sempre retorno e a devida importância em atender nossas demandas. Com os anúncios relacionados ao arrendamento transitório que está por vir, e depois o definitivo, vejo que as operações com cargas de contêineres sempre foram e continuarão sendo nosso maior potencial. O porto atualmente vem se destacando com a movimentação de carga geral, vem desempenhando seu papel, somando nas operações, mas aguardamos ansiosamente pelo retorno das cargas de contêineres, pois esta é a nossa principal marca no porto de Itajaí, conclui o Vice- Prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.

Mais informações:

*Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto e Fotos: Luciano Sens – Secretário de Comunicação Social do Porto de Itajaí

Autor: Luciano Sens

Aguarde