19 de abril de 2023

Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1.4 milhão de toneladas em março

Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1.4 milhão de toneladas em março

Itajaí, 19 de abril de 2023.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.

Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1.4 milhão de toneladas em março

Primeiro trimestre do ano foi marcado pela confirmação da manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal por mais 35 anos

O Complexo Portuário de Itajaí registou durante o mês de março, a movimentação de 121.273 TEUs (unidade de medida para um container de 20 pés), com 1.418.821 toneladas.

Com base nas movimentações de giros na área da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, em março ocorreram 28 manobras na bacia 02 (Baia Afonso Wippel/Saco da Fazenda), e, 38 giros na bacia 01, situada em frente aos terminais APMT/Cais Público (Porto de Itajaí), e Portonave (Navegantes), somando 76 manobras.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a confirmação da manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal por mais 35 anos, contribuirá positivamente para o aumento das movimentações, e de futuras novas linhas para o terminal:

“No início de março, nós tivemos a confirmação do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que será realizada a manutenção da Autoridade Portuária Pública por mais 35 anos. Isso só evidencia o quanto foi importante para Itajaí ter tido sua autoridade ao longo dos últimos 25 anos, e agora, com esse anúncio feito pelo próprio Ministro, certamente impacta na vinda de novas linhas para o Complexo, e consequentemente no aumento da movimentação de cargas no Porto de Itajaí. Estamos fazendo o possível para que a Autoridade Portuária Pública Municipal retome suas atividades normalmente”, esclarece o Superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Ao todo, durante o mês de março, o Complexo Portuário registrou 76 atracações, sendo 60 na Portonave, 07 na Barra do Rio, 5 realizadas na APM Terminals, 03 no Terminal Braskarne e 01 no Teporti.

“O primeiro trimestre do ano foi marcado por diversos assuntos de extrema relevância, entre eles, a confirmação da manutenção da Autoridade Portuária Pública por mais 35 anos, onde o Governo Federal também terá uma participação no novo modelo de gestão, permitindo a aplicação de investimentos para o desenvolvimento portuário. A Superintendência, Prefeitura Municipal e a APM Terminals permanecem trabalhando seriamente para que novas linhas cheguem ao Porto de Itajaí. Continuamos com as tratativas para o retorno estável das movimentações nos próximos meses”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Ainda no mês de março, destaque para três atracações (13ª, 14ª e 15 ª), com navios do tipo Roll On Roll Off, trazendo a bordo veículos das montadoras BMW e General Motors (GM). Toda a operação de desembarque dos veículos foi realizada pela SC Portos.

A soma das 15 atracações, que iniciaram em 16 de março de 2022, totalizou até o momento 11.245 veículos desembarcados, somando 20.653 toneladas movimentadas no Porto de Itajaí.

Ainda em março, destaque para as atracações com operações de carga geral (Celulose e Big Bags/fertilizantes). O navio IKEBANA atracou no Porto de Itajaí com 13.195 mil toneladas de carga de celulose. Foi a 3ª atracação da modalidade de carga de celulose neste ano. No dia 19 de março, atracou no Porto de Itajaí, o navio AGIA ELENI, com 13.616 mil toneladas de fertilizantes em matéria prima (barrilhas, bicarbonato de sódio e tripolifosfato de sódio), em Big Bags. De acordo com informações da Coordenação de Operações Logísticas da Superintendência, foi a primeira carga geral em Big Bags em 2023. Ambas as operações foram realizadas pela SC Portos.

Obs.: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de março de 2023 pode ser conferido no link abaixo:

https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-marco-de-2023

Mais informações:

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

Ricardo Amorim – Diretor Geral de Operações Logísticas (DILOG/SPI) 47 3341-8321 – amorim@portoitajai.com.br

*Revisão de Dados Estatísticos:  Eliane Razera – Coordenadora de Operações e Inteligência da Fiscalização (47) 3341-8029.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI (47) 3341-8095.

*Foto: Luciano Sens - Sec. Geral SECOM/SPI

Autor: Luciano Sens

Aguarde