10 de março de 2023

Representantes da Polícia Federal e Associação Empresarial de Itajaí reúnem-se na sede da Superintendência

Representantes da Polícia Federal e Associação Empresarial de Itajaí reúnem-se na sede da Superintendência

Itajaí, 10 de março de 2023.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Representantes da Polícia Federal e Associação Empresarial de Itajaí reúnem-se na sede da Superintendência

Finalidade do encontro objetiva a criação de um Termo de Cooperação Técnica com a Autoridade Portuária

 

Nesta quinta-feira, 09, o Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, recebeu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, a Delegada Executiva da Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina, Dra. Silvia Amélia da Fonseca Oliveira, o Delegado de Polícia Federal em Santa Catarina, Dr. Alex Sandro Biegas, o  Delegado da Polícia Federal em Itajaí e Chefe Substituto, Dr. Tales Teixeira Júnior, o Chefe do Núcleo Especial da Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal, Jorge Maurício Froeder, o Perito Criminal da Polícia Federal e atual chefe do setor de Logística da Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina, Jonathan Luiz Wohlke, e o representante da Diretoria da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Anderson Peres Ribeiro.

O objetivo do encontro resultou numa série de estudos quanto a possibilidade de dar apoio direto nas diversas ações de segurança que são realizadas pelo efetivo da Policia Federal, voltados para o porto de Itajaí, e, complexo portuário num todo:

"Mais uma vez a Superintendência do Porto de Itajaí é pioneira, servindo de exemplo no cenário portuário nacional. Senda esta intenção, também construída pelo Núcleo da Policia Federal de Itajaí, para ajudar na complementação das suas atividades e seu escopo, vem a se tornar uma parceria entre a iniciativa privada e a Polícia Federal no sentido de que possam ser custeados alguns serviços como manutenção e combustível para as embarcações do NEPOM ao qual são utilizadas em suas operações. No decorrer das tratativas, chegamos à conclusão que o melhor seria um termo de cooperação entre Polícia Federal, Associação Empresarial e os Terminais de Uso Privado (TUPs), que operam aqui na nossa Região da Foz do Rio Itajaí Açu. Todos os TUPS se manifestaram de acordo, uma vez que afeta diretamente a eles devido a necessidade de segurança. Todos estão aptos por colaborarem nesta ajuda de custo e o Núcleo já nos encaminhou uma possibilidade de minuta, que foi discutida entre nós no dia de hoje. Nos próximos dias agendaremos uma nova reunião com todos os envolvidos para termos essas atividades representadas e realizadas", pontuou Ronaldo.

A Autoridade Portuária de Itajaí, segue em frente se destacando no cenário portuário nacional, e, busca sempre pela união de forças. Acordos de cooperação são todos bem vindos, e, quando se juntam com a instituição da Policia Federal, junto de entidades de classe, a exemplo da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), cujo elo é essencial na formalidade desta parceria, fortalece e gera cada vez mais a confiabilidade e a valorização por seus serviços de proteção e segurança.

"Juntamente com a comitiva da Polícia Federal, tivemos ainda a presença neste dia de recebermos a Delegada Executiva da Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina, Dra. Amélia Silva, ao qual está iniciando suas atividades aqui. Foi muito importante a visita dela e, mais uma vez, a Superintendência do Porto de Itajaí na condição de Autoridade Portuária, se coloca à disposição para intermediar esta figura com base num Termo de Cooperação Técnica, reforçando a importância da Autoridade Portuária Pública e Municipal, comprometendo-se a ajudar a comunidade em geral. É um serviço que só vem a agregar à sociedade", conclui o Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza. 

Mais informações:

* Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

* Ronaldo Camargo Souza - Diretor Geral de Administração e Finanças.

*Texto e Fotos: Luciano Sens (Sec. Geral de Comunicação Social/SPI - 47 3341-8067).

Autor: Luciano Sens

Aguarde