04 de agosto de 2022

Empossada nova diretoria da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para gestão 2022/2023

Empossada nova diretoria da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para gestão 2022/2023

Itajaí, 04 de Agosto de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Empossada nova diretoria da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para gestão 2022/2023

Eleição e indicação foram feitas pela administração e por empregados públicos

A eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), elegeu como Presidente Diogo Henrique Schimitt, e Vice-Presidente, Fátima do Rocio Lucca Meduna de Campos. A reunião de posse foi realizada, nesta quarta-feira (03), na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, e na oportunidade, também estabeleceu como Secretário Jocelito Douglas Speck e Segundo-Secretário, José Roberto dos Santos.

A importância da CIPA é estabelecer a ordem e a segurança dos trabalhadores, com base na NR5-5. 16, ao qual confere atribuições de identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar o mapa der riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)”, entre outros.

Com reuniões entre cooperados, a CIPA fomenta a evolução saudável entre os trabalhadores, conscientizando-os de sua autonomia e dever frente à prevenção de riscos, a fim de evitar acidentes que possam comprometer a vida dos servidores.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, conduziu a posse do novo presidente da CIPA, Diogo Schimitt e da Vice-Presidente, Fátima de Campos, e esclareceu aos presentes sobre a importância da comissão para o desenvolvimento do Porto de Itajaí:

“Dar sequência à coordenação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), é garantir que a segurança no trabalho seja atendida. Com a conscientização, atenção e cooperação dos servidores e operários, tudo é resolvido. Qualquer ação que desenvolva e promova um serviço que seja seguro, dentro das normas, é benéfica para assegurar a saúde dos trabalhadores e o avanço do Porto de Itajaí”, aponta Fábio da Veiga.

José Luís Carpes, Agente da Coordenação de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), esclareceu a respeito da cerimônia de posse e da responsabilidade que os novos representantes possuem na comissão:

“Foram dois momentos, primeiro o da eleição por parte dos empregados públicos, e segundo o da indicação por parte da administração. Todos receberam capacitação para desempenho das atividades, relacionadas aos riscos biológicos, riscos químicos, ergonômicos, de acidente, mapas de risco e as ações de como funcionam a CIPA, bem como seus deveres frente às investigações e prevenções para que os acidentes não ocorram”, esclarece José Luís, Agente da COAMB. 

Mais informações:

*Fábio da Veiga: Superintendente do Porto de Itajaí (47) 3341-8360

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI

*Fotos: Luciano Sens e Bianca Luca - SECOM/PMI.

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