20 de junho de 2022

Draga Galileo Galilei retorna ao Município de Itajaí para manutenção do calado.

Draga Galileo Galilei retorna ao Município de Itajaí para manutenção do calado.

Itajaí, 20 de Junho de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Draga Galileo Galilei retorna ao Município de Itajaí para manutenção do calado.

Objetivo principal dos serviços é quanto ao reestabelecimento de profundidade de até 14,5 metros.

 

A draga Galileo Galilei chegou ao Porto de Itajaí, na madrugada de quarta-feira, (15), para fazer o trabalho de manutenção do calado, no Rio Itajaí-Açu.

Os serviços de dragagem foram solicitados devido às fortes chuvas ocorridas na região, afetando o fluxo de maré ao longo do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, interditando o fluxo de embarcações de maior tonelagem.

Juntamente à Galileo, outra draga, Water Injection, também operou para a manutenção do canal.

Esta ação conjunta permitiu dar ao canal de acesso um maior aprofundamento do rio, e, consequentemente, permitir que embarcações de maior porte possam circular com tranquilidade, sem o risco de navios de maior peso encalharem durante esse processo.

O equipamento de grande porte, é uma draga do tipo Hopper, com capacidade de cisterna de 18.000m³, e estará operando para reestabelecer a profundidade dos canais interno e externo entre 14 e 14,5 metros.

Esta atividade pretendeu reconstituir a profundidade de 14m do calado nos berços de atracação do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Com isso, embarcações de maior porte poderão circular com toneladas contêinerizadas maiores, sem correr riscos.

A draga do tipo Hopper realiza operações de rotina nos berços do Porto de Itajaí e Navegantes, e está sujeita ao contrato que a Autoridade Portuária mantém com a empresa Van Oord, cuja profundidade do calado, dentro da numeração de 14 a 14,5m, faz parte de uma exigência contratual.

“É necessária manutenção contínua dos canais para a melhor navegação das embarcações de grande porte. Dessa vez, foi preciso a convocação da Galileo Galilei, draga de sucção, para a manutenção do calado. Os berços de atracação precisam estar com a profundidade maior para evitar qualquer tipo de risco que possa comprometer as embarcações. Por isso, o Porto de Itajaí segue com a dragagem dos berços para que tudo flua nas operações”, concluiu Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

De acordo com o Diretor Geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí, Jucelino dos Santos Sora, a draga Galileo Galilei veio do Rio de Janeiro, e atua por sistemas de sucção, ou seja, extrai os resíduos por meio de uma cisterna e os encaminha para o alto-mar onde serão ejetados (bota-fora), por cerca de 5 milhas náuticas, o que dá uma distância da orla de até 10 quilômetros.

A contratação pelos serviços de dragagem ficou sob a responsabilidade da empresa de origem holandesa, a Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda, e, o valor do contrato ficou na ordem de R$ 230.542.840,40 (duração de 60 meses e em vigor desde 2019), podendo encerrar até 25 de outubro de 2023.

Mais informações:

*Fábio da Veiga:– Superintendente do Porto de Itajaí (47) 3341-8067

*Jucelino dos Santos Sora – Diretor Geral de Engenharia (47) 3341-8040

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (47) 3341-8067

*Fotos: COINT - Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização (47) 3341 8056

Autor: Luciano Sens

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