20 de maio de 2022

Itajaí tem novo Delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Itajaí

Itajaí tem novo Delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Itajaí

Itajaí, 20 de maio 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Itajaí tem novo Delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Itajaí

Solenidade aconteceu no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí nesta sexta-feira (20)

Na manhã desta sexta-feira (20), aconteceu no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, a posse de Marcus Vinícius Nali Simioni Filho, novo Delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Itajaí.

Anteriormente, a Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Itajaí, era atendida pelo Auditor fiscal da Receita Federal, Klebs Garcia Peixoto Júnior, agora ex- Delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Itajaí, onde atuou dentro de um período correspondente a seis anos. Na oportunidade, o novo delegado comentou sobre a evolução do município de Itajaí, inserido nas principais rotas do comércio internacional do Brasil:

“Eu tenho a certeza que estou no caminho certo, e hoje isso está muito claro para mim, por estar com muitas pessoas corajosas e responsáveis, como os meus colegas de outros órgãos, e também a coragem do município que tomou para si, a atribuição federal, reorganizou o Porto e transformou uma cidade essencialmente pescadora, em uma das principais rotas do comércio internacional do Brasil. Estou muito feliz em estar com pessoas corajosas em Itajaí, e é com a mesma coragem que eu pretendo conduzir a Alfândega nos próximos anos, ouvindo as necessidades da cidade e ponderando os limites legais, as nossas atribuições constitucionais, e tentar da melhor maneira possível, exercer um excelente papel. É importante construirmos de maneira harmônica, o melhor para a cidade, trabalhando de forma conjunta”, ressalta Marcus.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatizou o desempenho portuário de Itajaí no setor econômico de Santa Catarina, em paralelo com as ações da Receita Federal, assim como a potencialidade do Complexo de Itajaí e Navegantes no comércio exterior, e no polo logístico brasileiro:

“Primeiramente gostaria de agradecer a Doutora Cláudia, que mesmo morando em outro Estado, se faz presente e nos auxilia na resolução de eventuais problemas, possibilitando que essa pujança de Itajaí e Navegantes no comércio exterior e polo logístico brasileiro, possa dar resultados como tem acontecido nos últimos anos. Como por exemplo, inserindo Itajaí na 12º cidade que mais arrecadou impostos ao Governo Federal no ano de 2020, mais de R$ 16 bilhões foram para os cofres federais da atividade econômica gerada em nossa cidade. A cidade tem que agradecer ao Doutor Klebs pela forma sempre afetuosa e atenciosa, com o atendimento a todos os recintos alfandegados encontrando soluções inovadoras, com o intuito de potencializar este dinamismo que a região aponta. Tenho certeza que esses seis anos na cidade, foram produtivas e corretas, e, agora com a entrada de Marcus, nossas atenções estarão sempre pautadas”, declara Fábio.

Claudia Regina Leão de Nascimento Thomaz, Superintendente Regional da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, informa a significância da Alfândega de Itajaí nas atividades portuárias, contribuintes para o crescimento econômico do estado e país:

“Com muita satisfação e orgulho estamos nesta cerimônia de posse, do novo delegado da Alfândega de Itajaí, o Doutor Marcus Vinícius, sendo uma das alfândegas mais importantes de Santa Catarina, e também, do Brasil. Quando eu digo que a Alfândega é importante, eu me refiro a relevância das suas atividades, e os resultados expressivos que foram alcançados nos últimos anos, para o crescimento de Santa Catarina e também do Brasil. Devido ao bem sucedido processo de regionalização das atividades aduaneiras na 9º região Fiscal, a Alfândega de Itajaí é responsável pelo despache de importação e exportação de todas as unidades da 9º Região Fiscal. Com isso, nós temos aqui o polo de Itajaí que arrecadou em 2021 mais de R$ 50 bilhões, superando em 14% a arrecadação do maior Porto do Brasil, que é o Porto de Santos. Com o processo de regionalização, os procedimentos aduaneiros tornaram-se mais ágeis, e mesmo com o numero reduzido de servidores, os resultados da Alfândega são fantásticos.

Com uma agenda movimentada nesta sexta-feira, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni não pode participar da solenidade, porém, antes de se dirigir para um novo compromisso, fez uma breve visita as autoridades, momentos antes de iniciar o evento:

“A Receita Federal, este importante órgão interveniente, sempre foi um grande parceiro da Autoridade Portuária em Itajaí. Eu não podia ao menos deixar de vir aqui e cumprimentar a Dra. Cláudia, o novo Delegado, Dr. Marcus, e também agradecer pessoalmente ao Dr. Klebs, por tudo que realizou em nossa cidade ao longo de sua gestão, primando sempre por sua eficiência, responsabilidade e competência, junto as ações do porto de Itajaí”, lembrou Volnei.

“O uso de inteligência artificial, gerenciamento de riscos e trocas de informações com outras aduanas, levou ao expressivo resultado de apreensões de drogas nos portos de Paraná e Santa Catarina, fruto também do trabalho de uma equipe especializada com servidores atuando da mesma forma em todos os portos da nossa região, elevando assim, a percepção de risco dos usuários de comércio exterior nesses portos”, conclui Cláudia.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8095.

*Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social.

Secom/SPI: 47 3341 8067

Autor: Luciano Sens

Aguarde