02 de maio de 2022

Porto de Itajaí opera com carga geral em Big Bags.

Porto de Itajaí opera com carga geral em Big Bags.

Itajaí, 02 de Maio de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Porto de Itajaí opera com carga geral em Big Bags.

Primeira operação anual neste segmento deverá encerrar nos próximos dias.

Atracou no último sábado (30), por volta das 23h45 horas, no berço 04 do Porto de Itajaí (cais público), o navio KIWI ARROW, de bandeira do PANAMÁ.

Com ele, a bordo, carga geral de “Big Bags”, sendo a primeira operação neste ano com carga deste tipo.

O navio KIWI ARROW, possui 199.98 metros de comprimento e 32.26 de largura, e iniciou sua operação no mesmo dia, com previsão para permanecer atracado por pelo menos até, 04 dias no terminal.

A embarcação com origem da China, registrou de acordo com o setor de operações da Superintendência do Porto de Itajaí, um volume de 12.500 toneladas de Carga geral em Big Bags, ensacadas com carga de Sulfato de Manganês, produto utilizado para fabricação de ração animal e fertilizantes em geral, sendo embalada no modo (Big Bags/ensacadas). Seu destino ao desatracar, seguirá rumo ao Porto de São Francisco do Sul (SC).

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destaca a relevância de operações de carga geral no Porto de Itajaí:

“Há algum tempo buscamos trazer operações diversificadas, de outros segmentos de carga geral no porto de Itajaí. Através dos planejamentos e execução de investimentos portuários, o Porto de Itajaí possui condições apropriadas para manter a segurança desse tipo de operação, assim como, atender qualquer e possível exigência de órgãos como a Receita Federal, Anvisa, e também, da Autoridade Portuária. Este mercado é altamente relevante para o desenvolvimento portuário de Itajaí, demonstrando a completa capacitação de uma gestão portuária pública e municipal”, informa Fábio da Veiga.

Cargas do tipo “Big Bag” permitem um ganho em todo processo de logística, proporcionando agilidade em mobilidade, economia com mão de obra, facilidade no processo de estocagem e rapidez no processo de descarga.   O mercado absorveu definitivamente o big bag para transporte, como um produto imprescindível nas indústrias em geral, proporcionando alto ganho em produtividade e espaço de armazenamento. O Brasil destaca-se como o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, fato este, que impulsiona operações portuárias neste tipo de transporte.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, é referência em operações portuárias e logísticas, e possui as condições necessárias para receber este tipo de embarcação e operação.

Assim como todas as outras cargas movimentadas, é dedicado extremo cuidado para movimentar todos os tipos de cargas gerais, principalmente no que se refere às condições climáticas, pois a umidade compromete a qualidade do produto.

Ainda de acordo com o setor de operações, com a movimentação de descarga da embarcação, os melhores pontos para acomodar esse montante de carga, serão destinadas para armazenagem de até 50% na área interna do Armazém 03 (AZ3), e praças PG, PO, PI (próximo ao Scanner), e área coberta da Valeport, porém, devido às fortes chuvas ocorridas nas últimas 48 horas, toda a carga ficará acondicionada nas dependências internas do Armazém 03.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

Eliane Razera – Coordenadora de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINT/SPI) 47 3341- 8321  

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI (47) 3341-8095.

*Fotos: Iris Furlanetto – Agente de Autoridade Portuária (COSEG/SPI), e Cirênio Lauzy Vieira - Agente de Autoridade Portuária (COSEG/SPI).

Autor: Luciano Sens

Aguarde