16 de março de 2022

Porto de Itajaí recebe depois de dois anos navio Roll On Roll Off.

Porto de Itajaí recebe depois de dois anos navio Roll On Roll Off.

Itajaí, 16 de Março de 2022.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Porto de Itajaí recebe depois de dois anos navio Roll On Roll Off.

Embarcação com destino para Argentina atracou no Porto de Itajaí trazendo a bordo 463 veículos importados da montadora BMW.

Nesta manhã de quarta-feira (16), por volta de 08:00 horas, atracou no berço 04 (cais público), do Porto de Itajaí, o navio FLORIDA HIGHWAY, levando a bordo veículos da montadora alemã BMW.

A embarcação registrou de acordo com o setor de operações da superintendência do Porto de Itajaí, um volume de 1004 toneladas. Seu destino ao desatracar, seguirá rumo ao Porto de Zarate, na Argentina, onde conclui suas escalas. No porto de Itajaí, após o término desta primeira operação de desembarque de veículos, o encerramento está previsto para às 19:00 horas.

São 463 unidades (veículos importados) da montadora BMW, trazidos do Porto de Paranaguá (PR) pelo navio de bandeira do Panamá, cujo comprimento é de 199,97 metros e boca (largura) de 32,26m. O Armador do navio é a empresa K-LINE, originária do Japão.

“A logística do Porto de Itajaí é eficiente, destacando-se entre os demais portos Brasileiros pelo sistema Roll On Roll Off. Já ficou evidenciado a qualificação dos nossos trabalhadores portuários e, o sucesso deste tipo de operações de desembarque de veículos com outras montadoras em nosso porto, demonstrando a plena capacidade, e condições precisas para este tipo de movimentação. Quero agradecer a todos os envolvidos, e colocar a nossa cidade a disposição, e o que for necessário para manter perene essa operação da BMW aqui em Itajaí. É essa união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Esse tipo de movimentação em portos, ocorre através do sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio, e encaminhados para uma área primária do porto.

Após o desembarque do navio, os veículos serão deslocados diretamente para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde são todos vistoriados. Na sequência, são embarcados em cegonheiras, e, posteriormente encaminhados e destinados para outros estados do país.

Ricardo Amorim, Coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização, afirma que esse tipo de operação é ágil, permitindo a liberação do berço para outros tipos de operações, principalmente relacionados a importação:

“Trazer novamente operações Roll On Roll Off é muito interessante, sendo uma operação limpa, rápida de fazer e ao mesmo tempo muito produtiva. Já tivemos bons resultados com outras operadoras, em anos anteriores e décadas passadas, e, agora tivemos a chance de operar este tipo de carga com veículos da BMW, e isso para nós é muito importante, por ter um parceiro tão importante atuando no mercado. A operação foi um sucesso, assim como as outras que já tivemos, e por isso estamos preparados para receber mais navios como este”, comenta Ricardo.

Operações através do sistema Roll On Roll Off, de acordo com o volume e número de veículos a bordo, ao serem desembarcados, podem encerrar suas operações em até menos de cinco horas. Tendo por base outros desembarques, um montante de até 100 veículos podem ser descarregados por hora, obtendo 100% de eficiência na operação e sem o registro de avarias.

“Depois de pouco mais de dois anos, agora com a retomada deste tipo de operações de cargas, com a vinda da BMW, para nós é motivo de orgulho e satisfação em receber esta nova montadora em nosso porto, visto que sua capacidade operacional é destacada frequentemente, por diversos fatores positivos. Esta operação intensifica a economia local e de Santa Catarina, na qual, é possível através de um trabalho em equipe desenvolvido com extrema capacitação, comprovando a eficiência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal”, reforça o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A origem de fabricação das 463 unidades, são das cidades de Jacksonville, Flórida (Estados Unidos), e das cidades de Southampton na Inglaterra e Bremerhaven, na Alemanha.

Para o Porto de Itajaí, estão em estudo de programação, o recebimento de até uma escala mensal de navios Roll On Roll Off.

“É a concretização de um trabalho antigo. No decorrer dos anos, a BMW vem estudando qual a melhor alternativa para trazer os carros para a distribuição dos clientes, operando dentro do Estado de Santa Catarina. Este acontecimento é fruto de um trabalho que envolve muitas pessoas, desde o time de logística no Brasil, como em outros países, envolvendo o jurídico, compras, seguros e toda uma estrutura necessária para fazer isso acontecer. Através deste acordo, nós trouxemos uma solução que é viável operacionalmente e economicamente, e isso nos deixa muito felizes porque nos adequa ao modelo internacional de transporte de veículos. Particularmente, é mais um motivo de alegria formalizar esse acordo”, comenta João Batista Martins, Gerente Sênior de Logística de Pós Vendas do Grupo BMW.

Representando o Armador, K-LINE RORO & BULK Agência Marítima (Brasil) Ltda, participaram em Itajaí nesta terça-feira, 15, durante encontro na sede da APM Terminals, juntamente com diretoria da BMW e Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), a analista de Operações, Estela Sasahara e o Gerente de Operações, Wanderley Gomes Júnior.

O Gerente Regional da TEGMA, Aparecido Rosa, informa que remessas destes veículos também serão encaminhados para as fábricas, onde será realizado todo um processo de PDI (Pre-Delivery Inspection), para que estejam aptos e disponíveis quanto ao início das vendas destes automóveis:

“A TEGMA é uma empresa logística da BMW, responsável por todo um processo que envolve a distribuição nacional dos automóveis. Agora a BMW está concretizando um sonho de atuar pelo sistema Roll On Roll Off, em que somos operadores logísticos e estamos juntos para que a operação ocorra da melhor forma possível, com êxito, qualidade e principalmente muita segurança, este é o nosso objetivo. Estaremos constantemente aqui no Porto de Itajaí, vamos iniciar e finalizar essa operação, assim como as demais escalas que vierem. A BMW é um carro com muita dimensão, da qual necessita de um cuidado avançado, esses veículos serão enviados para as fabricas, e lá entrarão no circuito de vendas”, informa.

De acordo com o Departamento Comercial da APM Terminals de Itajaí, as tratativas para trazer a montadora alemã, a BMW, já duravam mais de quatro anos, e, desta vez as operações foram devidamente concretizadas.

Para o Diretor Superintendente da APM Terminals Itajaí, Aristides Russi Júnior, a operação reforça a característica principal da estratégia do Grupo:

“Como empresa global, temos evoluído de todas as formas possíveis, tanto em tecnologia, quanto em processos, para oferecer as melhores soluções logísticas aos nossos clientes e esta operação retrata bem isso”, conclui Júnior.

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8095.

* Fotos: Luciano Sens - Sec. Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde