30 de dezembro de 2021

Autoridade Portuária de Itajaí recebe a visita do novo Comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Autoridade Portuária de Itajaí recebe a visita do novo Comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Itajaí, 30 de Dezembro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Autoridade Portuária de Itajaí recebe a visita do novo Comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Prefeito Volnei Morastoni também recebeu os representantes da Autoridade Marítima em seu gabinete

Nesta quinta-feira, 30, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e demais coordenadores da Autoridade Portuária, receberam a visita do novo Comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, ao qual esteve acompanhado do Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Eduardo Rodrigues de Paula.

Em pauta, a visita foi apenas para estender as relações entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima.

O superintendente Fábio fez uma ampla apresentação do porto de Itajai e do Complexo Portuário num todo destacando diversos pontos realizados ao longo deste ano e projeções para 2022.

Fábio enfatizou tópicos como o desempenho da superintendência citando a crescente de números em relação as suas operações e movimentações de cargas, o projeto para a construção do futuro Museu do Porto e Praça Almirante Tamandaré, localizado na antiga sede da Inspetoria e que terá um convênio assinado entre a  superintendência do porto de Itajaí, Marinha do Brasil e Instituto Soto, durante o encontro, destaque ainda para os serviços de dragagem ao longo do canal de acesso e terminais a montante, preparativos para as obras da 2ª etapa na área da nova Bacia de Evolução e a vinda do maior navio de cargas que já navegou pela costa brasileira, expansão portuária, atual situação do processo de Desestatização do Porto de Itajaí, entre outros pontos.

Ao término da visita na sede da Autoridade Portuária, o encontro teve sua sequência no gabinete do Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Acompanhado de alguns de seus secretários da administração municipal, Volnei destacou ao Vice Almirante e o Capitão de Fragata, a intensa relação de amizade e parceria em muitas ações com a Marinha do Brasil realizadas por décadas em Itajaí.

Assuntos como a Assinatura do contrato firmado entre a Marinha do Brasil e o Consórcio Águas Azuis, eu em que serão investidos cerca de R$ 9 bilhões em investimentos de alta tecnologia para a futura construção de quatro fragatas, e, principalmente sobre o momento em que o município vem enfrentando quanto ao processo de Desestatização do Porto de Itajaí, junto ao Governo Federal, foram apresentados.

O novo Comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, assumiu o posto em novembro e o 5º Distrito engloba as atividades da Marinha junto aos Estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

Mais Informações:

*Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí. (47) 3341- 8064.

*Texto e Fotos: Luciano Sens - Secretário Geral de Comunicação Social (47) 341-8067.

Autor: Luciano Sens

Aguarde