12 de novembro de 2021

Superintendência do Porto de Itajaí realiza 17ª SIPATP.

Superintendência do Porto de Itajaí realiza 17ª SIPATP.

Itajaí, 12 de Novembro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Superintendência do Porto de Itajaí realiza 17ª SIPATP.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário tem intenção de assegurar a proteção dos seus colaboradores.

 

Encerrou, nesta sexta-feira (12), a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP), que completou sua 17ª edição realizada na sede da Autoridade Portuária.

Segundo a legislação trabalhista, o evento é obrigatório nas empresas, a fim de garantir o cuidado e a segurança dos trabalhadores. A programação iniciou na segunda-feira (08).

O Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Braz Paulo Klock, esclareceu que a semana da SIPAT 2021 tem o foco de atender os agentes, guardas portuários, estagiários e funcionários terceirizados da Superintendência do Porto de Itajaí.

“A proposta, durante a semana, foi de conscientizar a respeito da segurança, da prevenção e da responsabilidade que é preciso ter durante a execução dos serviços prestados ao Porto de Itajaí e à Superintendência. A semana proporciona ações voltadas aos colaboradores para reforçar atitudes de segurança protocolar”, destaca Braz.

O Presidente da CIPA enfatizou que, por conta da pandemia, a SIPATP foi realizada em conjunto com a APM Terminals, em uma versão mais reduzida, seguindo as regras de distanciamento, porém, com a proposta de alcançar o maior número de trabalhadores.

Cronograma da SIPAT 2021 intercala transmissão online e presencial.

O primeiro dia, segunda-feira (08), foi destinada à palestra de abertura do SIPATP 2021, e contou com uma atividade voltada à blitz de segurança. O primeiro horário foi das 10h30 às 12h e posteriormente das 15h30 às 17h30. A atividade ocorreu no pátio – praça 3b – da APM Terminals.

O segundo dia, terça-feira (09), foi de entrega e disponibilização dos formulários da loteria de segurança, contando com um diálogo de acionamento e comunicação de emergência e visitação na ambulância. Já o final da tarde se reservou à palestra de ‘direção defensiva’.

A coordenadora da Coordenação do Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), Médelin Pitrez dos Santos, explicou como estão sendo as palestras e atividades do SIPATP 2021:

“Essa semana de prevenção está sendo uma semana realmente produtiva, com todos os colaboradores e trabalhadores portuários envolvidos. É um trabalho em conjunto de todos os agentes, órgãos unidos para melhorar e prevenir os acidentes de trabalho aqui o nosso porto de Itajaí. Foram oferecidas na edição deste ano, diversas palestras, várias ações, simulações de direção defensiva e comunicação de emergência, destacando em específico, palestras para prevenir acidentes na área portuária e demais setores”, afirma.

A coordenadora da COAMB enalteceu ainda quanto as atividades estabelecidas durante o período da Covid-19: “Devido à pandemia, não estamos fazendo muitas ações e palestraras em ambientes fechados. Estamos fazendo de forma virtual ou com um número menor de participantes. Em caso de melhoras para o ano que vem, com certeza podemos esperar com mais amplitude, a realização de mais debates internos e externos, palestras, retorno de nossas apresentações e teatros, de fato todas ações que venham a melhor a dinâmica para o ano de 2022”, antecipou.

No terceiro dia, por sua vez, foi destinado ao simulador de direção defensiva das 10h às 17 horas (quarta-feira, 10). A atividade contou, também, com as atividades de ginástica laboral. Estas práticas foram realizadas na sala de treinamento da APM Terminals, no 4° andar, e na sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

No penúltimo dia de atividades da SIPATP, quinta-feira (11), o dia foi reservado à ação de identificação de ponto cego com caminhão TTR, realizada no estacionamento externo da APM Terminals, das 15h30 às 17h30. E ainda durante o dia ocorreu apresentação de slide e vídeo de segurança nas TV's dos setores, apresentado por José Luís Carpes, membro da COAMB. Responsável pelas palestras, esclareceu sobre o conteúdo dos slides apresentados:

“Nós já fizemos semanalmente a Integração de Segurança, e nesta semana em especial não podia ser diferente, pois acima de tudo visa falar questões que tão envolvidas às atividades. Qual a conduta que ele [trabalhador] deve adotar para evitar risco de acidentes. Então, não só acidente, quanto à questão de qualidade de vida, a segurança, o bem-estar e o serviço realizado com qualidade. A integração tem essa finalidade, de trabalhar estes temas: saúde e segurança no trabalho, saúde e segurança pública e meio ambiente”, pontuou José Luis.

A SIPATP 2021, encerrou nesta sexta-feira, 12, com a participação da humorista Dete Pexera, enquanto atração especial por meio de transmissão online. Ainda no dia de encerramento, como em todas as edições, uma confraternização foi realizada com todos os participantes, e na oportunidade, ocorreu um sorteio de brindes destinada aos trabalhadores do Porto de Itajaí e Superintendência.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, comentou sobre a importância da SIPATP 2021:

“Por conta de todos os trabalhadores portuários desenvolverem atividades técnicas que exigem atenção e cuidado, podem resultar acidentes graves no descuido, por isso, é mais do que necessário que se executem palestras, atividades e exercícios que ponham em prática o conhecimento protocolar destes funcionários. Deste modo, o evento tem importância porque valida a capacidade dos trabalhadores de desenvolver o que o serviço portuário exige, com a devida segurança, sabedoria e responsabilidade”, conclui Fábio.

 

Mais informações:

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto e Fotos: Luciano Mesadri GiorgiEstagiário da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8304.

*Fotos adicionais: COAMB/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde