08 de novembro de 2021

CONPORTOS promove Curso Nacional de Auditoria em Instalações no Porto de Itajaí.

CONPORTOS promove Curso Nacional de Auditoria em Instalações no Porto de Itajaí.

Itajaí, 08 de Novembro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

CONPORTOS promove Curso Nacional de Auditoria em Instalações no Porto de Itajaí.

Evento ocorre pela 3º vez na sede da Autoridade Portuária Pública Municipal.

A Autoridade Portuária de Itajaí iniciou nesta manhã de segunda-Feira (08), a 3ª edição do Curso Nacional de Auditoria em Instalações Portuárias promovido pela CONPORTOS (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis).

Estarão participando deste curso, os membros das comissões Estaduais de Segurança Portuária do Brasil.

A abertura do evento ocorreu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, havendo continuidade programada até a próxima sexta-feira (12).

A programação ocorre em período diurno contendo aulas práticas e teóricas, com simulado de auditoria. O curso irá abordar Auditoria em instalação Portuária; Plano de Segurança e estudo de análise de Risco; Responsabilidade nas áreas de Segurança; Equipamentos de Segurança; Treinamentos; simulados e exercícios.

O Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – CONPORTOS, Marcelo João da Silva, enfatiza que este é o 3º evento da Conportos realizado no município de Itajaí:

“O Porto de Itajaí é um dos poucos portos certificados no país, e isso dá um diferencial de qualidade singular. A auditoria da Conportos tem funcionado como uma ferramenta de Gestão para a administração portuária, seja ela pública ou privada entendendo situações de vulnerabilidade, porque é o espaço onde ela pode trabalhar para eventualmente se proteger de ameaças e ter um funcionamento pleno da sua missão, e, realmente tem sido a casa da Conportos em Santa Catarina, em função do comprometimento dessa comunidade portuária com a sua gestão. Ter o Porto de Itajaí sediando o nosso evento, agrega muito valor ao nosso produto final”, destaca.

O curso será ministrado através do Presidente Nacional da Conportos e Delegado da Polícia Federal, Dr. Marcelo João da Silva; Delegada da Polícia Federal de Rio Grande (RS), Dra. Janaina Agostini Braido, e o Auditor e Chefe do Posto Avançado da Antaq de Santos (SP), Dr. Daniel Santos Silva.

“Muitos avanços estão ocorrendo e isso demonstra eficiência, seja pelo número de funcionários, pois temos um número menor de servidores portuários em comparação a outros portos, mas principalmente a segurança pública. Acredito que o nosso complexo portuário, não somente a Autoridade Portuária, tem realizado grandes avanços nessa questão de segurança pública, que é um assunto primordial. Quando esse evento ocorre em Itajaí, isso ajuda a demonstrar para o Governo Federal, que o Complexo Portuário de Itajaí tem funcionado de maneira excelente, sendo muitas vezes exemplo para outras autoridades”, informa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

As aulas práticas serão realizadas nos terminais do Complexo Portuário de Itajaí, ao qual os participantes terão a oportunidade de conhecer os terminais, sendo o porto de Itajaí (área pública), APMT (área arrendada), Braskarne, e na margem esquerda do Rio Itajaí Açu, a Portonave (Porto de Navegantes).

Thiago Giavarotti, Coordenador da Cesportos de Santa Catarina e Delegado da Polícia Federal em Itajaí, informa que a Auditoria é um momento em que a Comissão verifica se estão sendo cumpridos todos os quesitos legais, para que a instalação portuária possa receber embarcações de longo curso.

“O Porto de Itajaí é reconhecidamente um dos Portos mais importantes do Brasil. A Superintendência do Porto de Itajaí, faz um trabalho fantástico de aproximação com os órgãos intervenientes, e esse trabalho acaba sendo coroado com a aproximação da própria Conportos. Como a Superintendência do Porto de Itajaí entende o nosso trabalho, nada melhor do que trazer um curso como este. Toda a vocação de Itajaí para o ambiente Portuário contribui para que o curso seja um sucesso”, destaca.

O Delegado da Policia Federal de Itajaí, Dr. Tales Teixeira Junior, afirma que o comprometimento e a união de forças do Porto de Itajaí, resulta na capacitação do Terminal, atendendo as solicitações das Comissões Estudais para que efetivamente o Porto tenha instalações seguras:

“É uma alegria muito grande encontrar a comunidade envolvida na segurança pública dos Portos Terminais do Brasil, e certamente prestigia o Complexo Portuário de Itajaí como um todo. O fato desse curso ter sido realizado no passado e ter voltado, sendo que outros tantos estados se habilitaram para receber esse curso, mostra a força de Itajaí”, complementa.

“Somos extremamente favoráveis aos cursos essenciais, principalmente nessa questão da auditoria nos Portos, porque um Porto certificado pela Cesportos é responsabilidade internacional. A responsabilidade que precisamos ter na questão da auditoria, é maior do que o poder de fiscalizar, porque vamos ser responsáveis pela certificação e regularidade do porto”, conclui a Delegada Chefe da Polícia Federal de Itajaí, Luciana de Castro Ribeiro.

Agregado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, a CONPORTOS, é uma Comissão Nacional que foi criada pelo Decreto n° 1.507 de 30 de maio 1995, alterado pelo Decreto nº 1.972 de 30 de julho de 1996 e substituído pelo Decreto n° 9.861, de 25 de junho de 2019.

Mais informações:

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8304.

*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social - SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde