04 de novembro de 2021

Comissão Mista que acompanha possível desestatização do Porto se reúne na Câmara

Comissão Mista que acompanha possível desestatização do Porto se reúne na Câmara

Itajaí, 04 de Novembro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

  • COM O APOIO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL/CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ.

Comissão Mista que acompanha possível desestatização do Porto se reúne na Câmara.

Grupo fez encaminhamentos ao Governo Federal.

A Câmara de Vereadores de Itajaí reuniu nessa quinta-feira (4) a Comissão Parlamentar Mista (CPM) de Acompanhamento aos Estudos do Programa de Desestatização do Porto de Itajaí. Na reunião foram definidos os requerimentos a serem enviados ao Governo Federal, assim como discutidos pontos das propostas dos executivos federal e municipal para o novo regime jurídico do Porto.

O vereador Beto Cunha (PSDB), que preside a CPM, abriu a reunião destacando que a ideia do grupo é encontrar o melhor modelo para a administração do Porto, para não prejudicar a arrecadação do Município e a condição dos trabalhadores portuários.
 
Na sequência, foram discutidas quais informações serão solicitadas ao Governo Federal. O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, defendeu que o grupo solicitasse os estudos realizados pelo Governo Federal para justificar a proposta de privatização do Porto. Uma vez que, segundo Veiga, até o momento apesar de oficializar o pedido, o Município recebeu somente uma apresentação digital, sem detalhamento dos dados que embasam a proposta do Governo Federal. “Temos como comprovar a eficiência do Porto e defender a continuidade da Autoridade Portuária Pública Municipal, mas para analisar a proposta da Secretaria Nacional de Portos (SNP) e fazer nossa contraproposta de forma técnica, precisamos de clareza nas informações, o que não é possível fazer sem acesso aos estudos completos”, destacou.
 
Além dos estudos detalhados, a CPM solicitará que o Governo Federal aponte onde está a alegada ineficiência do Porto de Itajaí; que responda os requerimentos já feitos pelo Executivo Municipal e que apresente quais as propostas para a dragagem do Itajaí-Açu e para a gestão do canal de acesso.
 
Por fim, a CPM solicitará que o Governo Federal dê uma resposta definitiva sobre o pedido para a renovação da delegação do Porto ao Município.
 
Além dos vereadores que compõem a CPM, Beto Cunha (PSDB) – presidente, Odivan Linhares Mamão (PSB) – vice-presidente e Bruno da Saúde (MDB – membro, a Comissão conta com a participação de representantes da OAB - Itajaí; Univali; Superintendência do Porto de Itajaí; CDL; ACII; Observatório Social; intersindicais Laboral e Patronal; Ogmo; Associação do Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí-Açu e sindicatos de categorias envolvidas com a atividade portuária.

SEGUE ABAIXO LINK DA NOTICIA NO SITE DA PREFEITURA DE ITAJAÍ:

http://www.cvi.sc.gov.br/noticia/5949-Comiss%C3%A3o+Mista+que+acompanha+poss%C3%ADvel+desestatiza%C3%A7%C3%A3o+do+Porto+se+re%C3%BAne+na+C%C3%A2mara.html

Mais informações:

Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí. (47) 3341- 8029.

SECOM/SPI – Secretaria Geral de Comunicação Social (47) 3341-8067.

Texto e Fotos: Fabricia Prado/CVI (47) 3344-7100.

Autor: Luciano Sens

Aguarde