22 de outubro de 2021

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Via Viva 2021.

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Via Viva 2021.

Itajaí, 22 de Outubro de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Via Viva 2021.

Premiação objetiva o reconhecimento de melhores práticas ambientais relacionadas à infraestrutura de transportes.

 

O Porto de Itajaí foi agraciado com oPrêmio Via Viva 2021, na categoriaPorto Público, entregue nesta quinta-feira (21), através de José Renato Ribas Fialho, Superintendente de Desempenho Desenvolvimento e Sustentabilidade na ANTAQ.

Os vencedores do Prêmio foram anunciados nesta quarta-feira (20), durante o segundo dia da 5ª edição do Via Viva - Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, cujo tema foi “Investimento Verde e Resiliência”, e sua transmissão ocorreu através do canal no YouTube Minfraestrutura.

Por intermédio do Ministério da Infraestrutura (MINFRA), o Governo Federal reconheceu sete projetos ligados à infraestrutura de transportes relativo a boas práticas em gestão socioambiental. A decisão para eleger o vencedor, tem como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental, e tem o objetivo de averiguar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, servindo de parâmetro para avaliar a capacidade e a qualidade da gestão ambiental, nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.

Ainda neste mês, o Porto de Itajaí conquistou o 1º lugar no ranking nacional do IDA através das iniciativas para a contribuição da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, disseminação de boas práticas de operação e gestão do setor, fomentação a pesquisa e a produção técnico-cientifica. Dentre os critérios analisados através da comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, divulgação de informações ambientais do porto.

Com o intuito de avigorar a importância da discussão acerca do tema, o Ministério da Infraestrutura proporciona anualmente, por meio de chamada pública para o acatamento de trabalhos científicos com a temática relativa ao ano. A iniciativa proporciona para os profissionais e especialistas, uma significativa oportunidade para compartilharem e divulgarem estudos e experiências existentes no Brasil.

O Via Viva é um fórum permanente de discussão dos temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes, o conceito visa representar a transformação constante e os distintos posicionamentos dos múltiplos setores da sociedade. A realização do evento consolida o comprometimento com a sustentabilidade ambiental nas decisões a serem providenciadas e políticas do Ministério da Infraestrutura.

A quarta edição do Via Viva, ocorreu no ano anterior com a projeção do tema “Financiamento verde, Infraestrutura resiliente e do baixo carbono”, a abordagem está relacionada com a crescente demanda de discussões referente ao planejamento, gestão e operação da infraestrutura de transportes. Este ano o evento abordou “Investimento Verde e Resiliência”, com ênfase no financiamento da infraestrutura por meio de títulos verdes e planejamentos de adequação relacionada a mudanças climáticas, com o objetivo de tornar os empreendimentos mais sustentáveis e resilientes.

“O Porto de Itajaí novamente foi contemplado com o prêmio relativo ao IDA, na categoria Porto Público, na última quinta-feira (21). Nós trabalhamos com diversos monitoramentos ambientais, com o intuito de identificar possíveis implicações e dessa forma, desenvolver repostas para reduzir ao máximo os efeitos desta atividade que é essencial para o município de Itajaí. O resultado do IDA é o reconhecimento deste compromisso firmado por todos os colaboradores portuários e estamos muito felizes com mais esta premiação”, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

Mais informações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8304.

*Fotos: Assessoria de Comunicação MINFRA/ANTAQ.

Autor: Luciano Sens

Aguarde