19 de outubro de 2021

Porto de Itajaí adere a Campanha Outubro Rosa

Porto de Itajaí adere a Campanha Outubro Rosa

Itajaí, 19 de Outubro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Porto de Itajaí adere a Campanha Outubro Rosa

Objetivo visa conscientizar para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero

 

Com o intuito de alertar a população quanto à Campanha Nacional do Outubro Rosa de Conscientização, e sobre a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o prédio da Superintendência do Porto de Itajaí aderiu uma iluminação temática em cor rosa, o efeito torna-se evidente em período noturno.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, lembrada e datada em 19 de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com mais atenção para a saúde. Durante o mês outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames que muitas vezes são disponibilizados pelas próprias instituições. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O “rosa” do nome do movimento faz referência ao famoso laço cor-de-rosa lançado pela fundação Susan G. Komen for the cure, responsável por organizar a 1ª corrida pela cura, em nova York, no ano de 1990, sendo a maior organização mundial de câncer de mama, encarregada de realizar pesquisas referentes ao assunto. Alguns anos depois, o outubro rosa já esbanjava força, pois algumas entidades nos Estados Unidos, começaram a fomentar ações voltadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, através de desfiles de moda e corridas, organizadas com as sobreviventes da doença.

No Brasil, o primeiro sinal em apoio ao movimento, ocorreu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do obelisco mausoléu ao soldado constitucionalista. e a partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes.

Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno, a incidência do câncer tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, segundo o instituto nacional do câncer – inca. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, provocando uma multiplicação das células anormais, que formam o cisto. Por essa razão, a mamografia é de extrema importância, diagnosticar o câncer precocemente eleva a probabilidade de cura em 95% dos casos identificados em estágio inicial, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Segundo o INCA (Instituto Nacional De Câncer), foram estimados para o Brasil 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Múltiplos fatores estão associados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. Em 2020, aproximadamente 13% dos casos de câncer de mama no Brasil, (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados através da redução de fatores de risco, relacionados ao estilo de vida, com ênfase na inatividade física.

Câncer de colo de útero

O câncer do colo do útero, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença, em determinados casos, ocorrem alterações celulares que podem progredir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente através do exame preventivo, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

 

Mais informações:

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI (47) 3341-8304.

*Fotos efetivo: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social SPI.

*Fotos/criação Posts Rede Sociais: Cristiano GarciaLuciano Mesadri Giorgi – Estagiário SECOM/SPI (470 3341-8304

Autor: Luciano Sens

Aguarde