15 de outubro de 2021

Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking nacional do IDA - Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ

Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking nacional do IDA - Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ

Itajaí, 15 de Outubro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Porto de Itajaí conquista o 1º lugar no ranking nacional do IDA - Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ

Desde 2018 a Autoridade Portuária de Itajaí permanece na liderança do evento

                    

Nesta quinta-feira (14), a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, foi agraciada em 1º lugar na categoria de Maior Índice de Desempenho Ambiental, concedida através da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A finalidade da premiação visa o reconhecimento dos Portos Organizados Brasileiros, que se destacaram através das iniciativas para a contribuição da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, disseminação de boas práticas de operação e gestão do setor, fomentação a pesquisa e a produção técnico-cientifica.

Desenvolvido em 2001, O IDA (índice de Desempenho Ambiental) tem como objetivo quantificar e qualificar as informações concedidas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através da metodologia de avaliação, são avaliados 39 indicadores que se enquadram em quatro categorias: econômico-operacional, sócio-cultural, físico-químico, biológico-ecológico.

Dentre os critérios analisados através da comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, divulgação de informações ambientais do porto.

Na oportunidade, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente na cerimônia de premiação, representando a Autoridade Portuária, e destacou com muito entusiasmo essa conquista em Brasília:

“O Porto de Itajaí novamente foi o 1° colocado no Índice de Desenvolvimento Ambiental, que não se refere apenas a questão ambiental, eu pontuo que as pequenas coisas fazem um grande porto. É nesse cuidado que todos os servidores do porto têm trabalhado ao longo dos últimos anos, fazendo com que mais uma vez, tenhamos o nome do Porto de Itajaí e o município de Itajaí reconhecido. Gostaria de agradecer a coordenadoria do meio ambiente, que exerce um excelente trabalho, conduzindo e orientando todos os demais setores, para que as nossas realizações continuem a acontecer”, enfatiza.

Os dados são referentes ao ano de 2020 e retratam o melhor resultado do Porto de Itajaí ao longo dos anos, com um índice de desempenho ambiental relativo a 99,82. Desde 2018, o Porto de Itajaí lidera o ranking dentre os portos classificados para a obtenção do prêmio, a instituição fica à frente de portos públicos como Paranaguá (PR), Itaqui (MA) e Santos (SP).

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, parabeniza os colaboradores portuários pela dedicação e comprometimento com o Porto de Itajaí, resultando na constante aquisição de prêmios e certificados, através do somatório das ações realizadas:

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus colaboradores portuários tem trabalhado diariamente com dedicação e comprometimento, para oferecer aos usuários um serviço propriamente qualificado. Para o nosso município é motivo de orgulho, saber que esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, através da sua responsabilidade ambiental. Mesmo com o crescimento constante da atividade portuária, a aquisição de prêmios e certificados fortalece a ligação entre o Porto e a cidade”, destaca Volnei Morastoni.

A Superintendência do Porto de Itajaí conquistou a recomendação para a certificação da ISO 14001, em dezembro de 2020. O reconhecimento internacional certifica o sistema de gestão ambiental para desenvolver uma estrutura que proteja o meio ambiente. Essa certificação demonstra a preocupação com a gestão dos impactos ambientais gerados através da atividade portuária, além de atestar que há um Sistema de Gestão Ambiental implantado e capacitado.A ISO 14001 é projetada para auxiliar as empresas a adequarem as responsabilidades ambientais aos seus processos internos, sem interferir na busca pelo desenvolvimento econômico.

“Esse índice de desempenho ambiental é imensamente importante para nós como Autoridade Portuária, porque nos certifica e nos atesta, com a primeira colocação dos Portos Organizados do Brasil, sendo uma autoridade portuária que busca através da governança, segurança e gestão ambiental melhorias para os nossos trabalhadores portuários, usuários e todos os terminais do complexo portuário de Itajaí. Essa certificação demonstra que estamos no caminho certo, através do nosso compromisso com as ações realizadas no ano anterior, incluindo a certificação ISO 14001. Somos uma autoridade portuária pública municipal, que está fazendo o seu papel atuante com a comunidade e toda a classe trabalhadora”, ressalta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

As categorias premiadas foram:

Desempenho Ambiental

Na categoria “Desempenho Ambiental”, são premiadas as Autoridades Portuárias dos Portos Organizados e os Terminais de Uso Privado (TUP) avaliados no Índice de Desempenho Ambiental – IDA, em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020 e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2019/2020.

Iniciativas Inovadoras/Artigo

Na categoria “Iniciativas Inovadoras”, concorreram trabalhos individuais ou em grupo, implementados em instalações portuárias e Empresas Brasileiras de Navegação – EBNs e pessoas, entidades ou empresas cujas iniciativas resultaram em benefícios significativos ao setor aquaviário.

Na categoria “Artigo Técnico-científico”, foram premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ. 

Os trabalhos apresentados nas categorias “Iniciativas Inovadoras” e “Artigo Técnico-Científico” foram avaliados por Comissão Julgadora formada por representantes de instituições de imprensa (Correio Braziliense); academia (Instituto de Ciência Política da UnB e Universidade Federal do Rio Grande – FURG); governo federal (Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA/Minfra e Secretaria Especial do Programa de Parceria em Investimentos – PPI); e ANTAQ (Sede e unidades regionais de Salvador e Recife).

Conformidade Regulatória

Na categoria “Conformidade Regulatória”, a ANTAQ premiou 21 empresas que apresentaram, no quinquênio 2016-2020, as melhores conformidades regulatórias, conforme o novo modelo de perfil de risco da fiscalização da Agência, em sete modalidades das áreas de Navegação - Interior e Marítima e de Portos - públicos e privados.

 

Mais informações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8304.

*Fotos: Assessoria de Comunicação ANTAQ.

Autor: Luciano Sens

Aguarde