01 de outubro de 2021

Autoridade Portuária recebe treinamento de Auditores Internos.

Autoridade Portuária recebe treinamento de Auditores Internos.

Itajaí, 01 de Outubro 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Autoridade Portuária recebe treinamento de Auditores Internos.

Continuidade aos treinamentos de certificação da ISO 9001 e ISO 37001 ocorreram no auditório da Superintendência.

 

A Superintendência o Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu no decorrer desta semana,entre 27 e 29 de setembro, a continuidade aos treinamentos de certificação da ISO 9001 e ISO 37001 no auditório da SPI, ministrada através da empresa PRODEG.

O treinamento para a formação de Auditores Internos, propõe a capacitação e obtenção de resultados estratégicos e operacionais mais eficientes e eficazes.

Há exatos 5 meses, a Autoridade Portuária lançou o Projeto SOMAR, com o propósito de exercer a soma, adição e união, destacando pontos como Governança, Tecnologia e Capacidade Operacional, visando acima de tudo e reunindo ações de melhorias coordenadas para aumentar o potencial competitivo do Porto de Itajaí. Um dos alvos principais deste projeto é a ampliação do uso de inteligência artificial, aplicação de ferramentas de tecnologia da informação (TI) nos processos do Porto e a busca por certificações internacionais das ISOs.

Na oportunidade, o Superintendente Fábio da Veigaressalta a importância da obtenção destes certificados, cujo os benefícios estão voltados para uma organização interna mais qualificada, melhor desempenho comercial, redução de riscos à empresa, entre outros requisitos normativos:

“Com muito comprometimento de todos os servidores portuários, a implantação de procedimentos e mecanismos, visando a obtenção da certificação da ISO 9001 e ISO 37001, demonstra a importância do projeto, que visa profissionalizar e qualificar com ainda mais eficiência da Superintendência do Porto de Itajaí. São mecanismos que visam não somente a qualidade, mas sobretudo, o Compliance (estar em conformidade com regras referindo-se aos controles internos de governança corporativa), as questões de antissuborno, posicionando a Superintendência do Porto de Itajaí nos mesmos patamares das melhores empresas mundiais”, destaca Fábio.

Com sede em Curitiba (PR), a PRODEG (Produtividade, Desenvolvimento e Gestão),atua a mais de 30 anos no mercado empresarial, em busca do desenvolvimento de soluções personalizadas por meio de metodologias inovadoras, proporcionando a geração de bens, serviços e resultados compatíveis com a visão e os valores da empresa, de seus mercados atuais e futuros.

O Diretor e Presidente da Prodeg, Marco Antônio de Andrade, ministrante do treinamento, afirma que o Porto de Itajaí foi o segundo porto público do país a receber a consultoria da ISO. A organização é capacitada para aplicar fundamentos de uma gestão eficaz e modernizada, por meio de uma metodologia inovadora na obtenção de resultados para as empresas, através do descobrimento e utilização da qualidade e competência instalados dentro das organizações:

“Nós desenvolvemos não apenas os treinamentos, mas também a implementação de consultorias, processos organizacionais, implantação de programas de Compliance, estrutura de governança corporativa, segurança de informações e dados, informações e projetos de consultoria de gestão. No geral eu percebi que a equipe do Porto de Itajaí é muito boa, qualificada, com profissionais que tem o conhecimento das atividades que desenvolvem e que estão abertos a novos aprendizados. Toda atividade que nós desenvolvemos tem desafios, o que faz a diferença para uma empresa estar sempre pronta são os seus profissionais, e os profissionais em hipótese alguma devem permanecer na zona de conforto, pois limita o espaço para o crescimento”, ressalta Marco.

Paralelo ao treinamento, foi apresentado também aos participantes, uma ampla abordagem sobre a ISO 19011 (2018), ao qual destaca em específico todo o processo sobre Auditoria Interna, constatando-se resultados que podem ser indicados de conformidades e não conformidades.

O treinamento de Formação de Auditores Internos, obteve carga horária referente a 15 horas, com início na manhã desta segunda-feira (27), fornecendo aos participantes o conhecimento a respeito dos conceitos e princípios da qualidade, requisitos normativos, técnicas e práticas envolvidas na condução de auditorias de sistema de gestão de qualidade.

A Autoridade Portuária recebeu em dezembro de 2020, a certificação internacional da ISO 14001, programada para auxiliar empresas e instituições na adequação das responsabilidades ambientais, com ênfase no desenvolvimento econômico, e redução do impacto ambiental. A certificação indica eficiência e preocupação dos impactos ambientais gerados nas atividades internas e externas, tornando-se o segundo porto público com a cerificação, intituladocomo o porto verde do Brasil.

Durante o mês de setembro a Autoridade Portuária, foi agraciada com o Prêmio Portos + Brasil em duas das oito categorias da edição deste ano.

Dentre os 21 portos brasileiros avaliados, a Superintendência recebeu a 2ª colocação nas categorias de Execução de Investimentos Planejados de 60,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020, e a  colocação no quesito Crescimento de Movimentação de Portos Organizados de 2020 com 11,8% superior à de 2019.

“Através deste treinamento de auditores internos das normas ISO 9001 e ISO 37001, conseguimos concluir o último ciclo de treinamento, que a Superintendência do Porto de Itajaí propôs para os seus colaboradores, com o objetivo de qualificar e aprofundar seus conhecimentos sobre a realização de auditorias internas e melhorias de processos. Esse treinamento faz parte do projeto SOMAR, com o intuito de aprimorar a eficácia da autoridade portuária, concedendo melhorias para os procedimentos internos na gestão e governança”, comenta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

Mais informações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI (47) 3341-8304.

*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social - SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde