27 de setembro de 2021

Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária) recebe Selo Destaque por Projeto Serviços Climáticos

Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária) recebe Selo Destaque por Projeto Serviços Climáticos

Itajaí, 27 de Setembro 2021

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária) recebe Selo Destaque por Projeto Serviços Climáticos

Selo qualifica programas e projetos que contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

A Superintendência de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu na última sexta-feira (24), a Certificação do Programa Selo Social (2020/2021), por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania. O Selo Destaque foi destinado ao Projeto Serviços Climáticos. Ao todo, o projeto alcançou 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A transmissão do evento Certificação do Selo Social, chegou à sua 13ª edição, e foi realizada virtualmente, por método online, sendo entregue à SPI devido ao compromisso que o Projeto Serviços Climáticos teve, por exemplo, nas áreas de saúde e educação de qualidade (ODS 3 e 4), água limpa e saneamento (ODS 6), empregos dignos e crescimento econômico (ODS 8) e cidades e comunidades responsáveis (ODS 11). Objetivos positivos.

“Para a Superintendência do Porto de Itajaí é sempre importante receber este tipo de reconhecimento. O compromisso com vários ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é mesmo um elemento de destaque. O Porto de Itajaí, portanto, pretende manter este histórico durante os próximos anos”, explica Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

O evento do Selo Social também contou com uma apresentação musical e dividiu-se em duas etapas. A primeira parte ficou responsável por apresentar os selos deferidos, mostrando os ODS alcançados por cada empresa ou instituição em esfera geral de compromisso sustentável.

“O compromisso com os ODS tem nos ajudado a receber diversas premiações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e do Governo Federal, que tem reconhecido, nos últimos anos, a Superintendência de Itajaí como a Autoridade Portuária Brasileira com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Ambiental”, destacou Fábio da Veiga.

Na segunda parte do evento, foi apresentado o Selo Destaque, que selecionou um dos projetos ou programas da Autoridade Portuária de Itajaí para ser enfatizado. Assim, a Autoridade Portuária esteve entre as 79 empresas participantes. Tendo um de seus projetos premiados com o Selo Destaque, cumprindo 10 dos objetivos.

 “Através desta certificação é possível ver a disposição que o Porto de Itajaí possui com a sustentabilidade, a curto e longo prazo. Como os projetos são efetivados com este foco e geram impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente”, diz Medelín Pitrez, Coordenadora do Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.

Os selos conquistados pela Superintendência do Porto de Itajaí ainda podem ser conferidos através do portal Programa Selo Social. Porém, a consulta não se restringe apenas ao ano de 2020, podendo também ser visto os selos deferidos desde 2009.

Abaixo, você pode conferir os ODS alcançados com o Projeto Serviços Climáticos (2020/2021):

Saúde de qualidade (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4), Água Limpa e saneamento (ODS 6), Empregos dignos e crescimento econômico (ODS 8), Cidades e comunidades responsáveis (ODS 11).

Consumo responsável (ODS 12), Combate às mudanças climáticas (ODS 13), Vida debaixo da água (ODS 14), Vida sobre a terra (ODS 15) e Parcerias pelas metas (ODS 17).

 

Mais informações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Luciano Mesadri Giorgi - Estagiário da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8304.

*Fotos/Arte: PMI/SPI.

Autor: Luciano Sens

Aguarde