27 de agosto de 2021

Caminhoneiros recebem orientações de Campanha contra álcool e demais drogas no Porto de Itajaí

Caminhoneiros recebem orientações de Campanha contra álcool e demais drogas no Porto de Itajaí

Itajaí, 27 de Agosto de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

Caminhoneiros recebem orientações de Campanha contra álcool e demais drogas no Porto de Itajaí

Mobilização em conjunto com o SEST/SENAT ocorreu nesta Quinta-Feira (26)

 

Nesta quinta-feira (26), o Porto de Itajaí em conjunto com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), realizou uma ação para conscientizar os caminhoneiros sobre o consumo de álcool e drogas ilícitas. A mobilização ocorreu em período diurno com a distribuição dekits contendo camisetas, bonés, canetas, bolsas e folhetos com orientações sobre o assunto. O movimento iniciou no dia 23 de agosto e deverá persistir até o dia 27 deste mês em todo o Brasil, com o conceito "não espere chegar ao limite. O SEST SENAT ajuda você", a iniciativa consiste no objetivo de incentivar a reflexão a respeito dos temas abordados, além de ressaltar a importância de procurar ajuda, caso necessário.

O (SEST/SENAT) foi desenvolvido em 14 de setembro de 1993, pela Lei Nº 8.706, são instituições voltadas para o reconhecimento dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte. A instituição visa priorizar a saúde dos profissionais atuantes, para garantir um transporte mais qualificado, eficiente e seguro.A mobilização ocorre em todo o Brasil, em postos de gasolina, empresas, terminais e nos principais locais de trânsito e de parada de motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e de passageiros, caminhoneiros autônomos e comunidade. As abordagens seguirão todos os protocolos de segurança, perante o atual cenário de pandemia.

“Esta ação junto aos motoristas, é extremamente importante porque visa a saúde dos nossos colaboradores, e consequentemente atende diversas questões relacionadas como a segurança no trânsito, desempenho das atividades exercidas e conscientização a respeito deste assunto. Temos um longo e excelente histórico de zelo e precaução com os nossos colaboradores portuários, atuantes na área de transportes. Continuaremos a exercer o mesmo cuidado e carinho com todas essas pessoas envolvidas, pois sem elas o porto não teria a atual funcionalidade. Agradecemos ao SEST/SENAT pela iniciativa, e ao desempenho que foi exercido ontem, com certeza continuaremos com esta ação, a qual ocorre frequentemente”, afirma o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

O uso de álcool e outras drogas, não é uma realidade persistente apenas no setor de transporte, a perda temporária da capacidade racional, dificuldades de concentração, perda recorrente da memoria e comportamentos agressivos, são algumas das consequências causadas pelo uso dessas substancias, afetando diretamente no desempenho profissional e pessoal, assim como na elevação da porcentagem de risco no trânsito.

A disseminação das orientações aos profissionais que exercem as funções de transporte, enfatizam os tipos de reações que o organismo pode desenvolver ao consumir álcool e outras drogas, conscientização essa, que pode salvar milhares de vidas.

Para Sandro de Ramos, Coordenador Geral de Sistemas de Segurança Portuária da Superintendência do Porto de Itajaí, a iniciativa em parceria com o SEST/SENAT ajudará no processo de conscientização da comunidade portuária: “essa ação ocorre com o intuito de fortalecer a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, principalmente no trânsito, onde outras vidas podem estar expostas a riscos relacionados ao uso de substancias. Estamos enfrentando uma crise pandêmica, e continuaremos a zelar pela vida de todos aqueles que auxiliam o nosso Porto”, comenta.

 

Mais informações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Sandro de Ramos – Coordenador Geral de Sistema de Segurança da SPI (COSEG/ 47 3341-8060.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI. (47) 3341-8067.

*Fotos: Bianca Luca.

Autor: Luciano Sens

Aguarde