19 de junho de 2009
Sulnorte opera rebocador de grande porte no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu
O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu opera desde junho com um rebocador azimutal SN Abrolhos, com tração estática de 52,365 toneladas, arqueação bruta de 298 toneladas e arqueação líquida de 89 toneladas. O equipamento pertence à Sulnorte Serviços Marítimos [empresa de apoio portuário controlada pelo Grupo H. Dantas, que possui hoje a segunda maior frota de rebocadores do Brasil] e foi trazido para Itajaí para apoiar as atracações de navios de maior porte que passaram a operar no Complexo.
“O rebocador SN Abrolhos também é equipado com dois motores de 2,2 mil HP cada, tem 31,3 metros de comprimento, boca de 9,8 metros e é um dos equipamentos mais potentes de nossa frota”, explica o gerente da Sulnorte para o Sul do Brasil, Fábio dos Santos Dias. Ele informa que a empresa conta com quatros rebocadores com essa tração, que são os mais potentes de sua frota de 26 embarcações que operam em portos do eixo Rio Grande do Sul/Rio Grande do Norte.
O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, destaca a importância da inclusão do SN Abrolhos na frota de apoio portuário que opera no complexo, agregando agilidade às manobras, ampliando as possibilidades de atracação e atendendo a uma demanda do mercado. “A tendência da navegação é que navios cada vez maiores operem nos portos e rebocadores de grande potência são indispensáveis”, acrescenta o diretor.
Para o presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina (Sindasc), Eclésio Silva, esse rebocador pode ser considerado um diferencial de Itajaí nas operações, uma vez que tem maior potência e exerce papel de fundamental importância nas manobras no Complexo Portuário. “O equipamento era uma antiga reivindicação dos armadores que operam aqui e que se preparam para escalarem navios com maior comprimento e capacidade no Porto de Itajaí e nos terminais que compõe o Complexo”, diz Silva.
-
11 de junho de 2026 Porto de Itajaí presta homenagem ao estivador José Francisco Vieira Netoleia mais -
10 de junho de 2026 Presidente Lula fará visita ao Porto de Itajaí no dia 26 de junho Convite foi realizado pelo superintendente do Porto Artur Antunes Pereira em reunião no Palácio do Planaltoleia mais -
03 de junho de 2026 Porto de Itajaí: movimentação de cargas é destaque do Ministério dos Portos e Aeroportos Porto de Itajaí registra crescimento de 40% na movimentação de cargas no primeiro quadrimestreleia mais