15 de maio de 2009
Boletim da Reconstrução - Periodo 09 a 15 de maio de 2009
O cronograma das obras de reconstrução do cais do Porto de Itajaí continua dentro do estipulado inicialmente pelo consórcio TSCC [formado pelas empresas Triunfo, Serveng e Constremac], contratado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) para realizar a reconstrução dos dois berços de atracação do Porto de Itajaí, destruídos pelas enchentes de novembro do ano passado.
• Os trabalhos de limpeza e desobstrução da área de cais onde será reconstruído o berço 2 do Porto de Itajaí tiveram um bom andamento nesta semana [de 09 a 15 de maio]. O término da limpeza, fundamental para início da cravação das estacas-prancha, está em fase final.
• Os serviços de sondagem de solo [para definir a profundidade das vigas de sustentação do cais, que deverão ter cerca de 50 metros de profundidade] também estão em fase final, possibilitando que os trabalhos tenham um avanço significativo já nos próximos dias.
• Outro ponto importante para agregar celeridade à retomada das operações nos mesmos patamares dos verificados antes das enchentes é a definição da conclusão dos serviços de dragagem dos canais interno e externo e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí-Açu. A contratação dos serviços para a retirada de cerca de 300 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados em um trecho do canal externo deve ser definida neste final de semana. Os resultados das negociações entre Autoridade Portuária, terminais privativos e Consórcio Draga Brasil com relação a continuidade dos serviços podem ser divulgados oficialmente já nesta segunda-feira.
-
23 de abril de 2026 Sebrae e Porto de Itajaí avançam nas exportações de banana para o mercado europeu Por meio do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), produtores catarinenses terão apoio técnico para acessar o mercado internacionalleia mais -
16 de abril de 2026 Porto de Itajaí apresentou retomada operacional e projetos prioritários na Intermodal South Americaleia mais -
10 de abril de 2026 Porto de Itajaí reforça compromisso com a gestão ambiental ao sediar oficina da ANTAQ Porto é o 1º colocado no Brasil em gestão ambiental no ranking da ANTAQ de 2025 e recebeu representantes da ANTAQ e de outros portos para troca de experiênciasleia mais