14 de maio de 2009
Armadores iniciam novos serviços para a Ásia com escalas em Itajaí
As novas configurações dos serviços Euroatlan e Asax representam a inserção de navios com maiores capacidades e mais opções de destinos nos continentes europeu e asiático, em rotas partindo de Itajaí.
O armador chileno CSAV anunciou o aumento da cobertura do serviço Asax [que conecta a Ásia à Costa Leste da América do Sul], agora com rotação que inclui os portos de Qingdao e Durban. O serviço iniciou no dia 29 de abril e em Santa Catarina escala no Porto de Itajaí. O serviço passará a oferecer navio com capacidade para 4,2 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), ante os navios de 3,5 mil TEU, utilizados anteriormente.
Além da ampliação do Asax, o CSAV lança nova rotação do serviço Euroatlan [por meio de joint-service formada pelas empresas armadoras CSAV, K-Line e Maruba], que contará com uma frota de sete navios com capacidade para 4 mil TEU. O início está previsto para 21 de maio [com o navio MN Maruba Cristina]. A rotação será: Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande, Paranaguá, Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Roterdã, Tilbury, Hamburgo, Antuérpia, Lê Havre, Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires.
O vice-presidente do Grupo CSAV para a Costa Leste da América do Sul e África, David Giacomini, diz que a ampliação na oferta de espaço em seus navios e duas novas escalas diretas entre Itajaí e portos asiáticos amplia o leque de opções na cidade com cargueiros mais novos e com periodicidade semanal. “Apesar da crise global o Grupo CSAV investe na melhoria de sua frota e busca a constante melhoria de seus serviços”, acrescenta Giacomini.
Mercados tradicionais – O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, destaca a importância dos novos serviços para a realidade portuária da região, uma vez que Europa e Ásia são dois mercados tradicionais para o porto itajaiense. “O serviço Asax [ligando a Ásia à Itajaí] será fundamental para retomarmos as importações do continente asiático, que sempre foram cargas tradicionais para nosso porto”, diz.
Em sentido inverso, informa o diretor, o mercado asiático é muito bom para as exportações brasileiras de congelados, que representam uma grande fatia da movimentação do Complexo Portuário de Itajaí. “A inclusão de nosso porto no serviço Euroatlan [que liga Itajaí à costa européia], é muito importante, em especial pelas exportações de cargas congeladas para a Europa pelo Porto de Itajaí”, diz Grantham.
-
11 de junho de 2026 Porto de Itajaí presta homenagem ao estivador José Francisco Vieira Netoleia mais -
10 de junho de 2026 Presidente Lula fará visita ao Porto de Itajaí no dia 26 de junho Convite foi realizado pelo superintendente do Porto Artur Antunes Pereira em reunião no Palácio do Planaltoleia mais -
03 de junho de 2026 Porto de Itajaí: movimentação de cargas é destaque do Ministério dos Portos e Aeroportos Porto de Itajaí registra crescimento de 40% na movimentação de cargas no primeiro quadrimestreleia mais