13 de maio de 2009
Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimenta 32,89% das exportações catarinenses
Estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que o Complexo Portuário de Itajaí foi responsável pelo escoamento da maior fatia das exportações catarinenses no primeiro quadrimestre deste ano.
As exportações de cargas pelo Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu no primeiro quadrimestre deste ano representaram a fatia de 32,89% do total exportado por Santa Catarina no período. Foram embarcados pelo Porto Público e terminais privativos que compõem o Complexo US$ 629,83 milhões em mercadorias [com 357,36 mil toneladas], do montante de US$ 1,91 bilhão [1,21 milhão de toneladas] exportados pelo estado entre janeiro e abril de 2009.
O Porto de São Francisco do Sul teve uma participação de 27,91% nas vendas externas do Estado, o complexo portuário de Paranaguá e Antonina [no Paraná] exportou 21,3% da produção catarinense e os portos de Imbituba e Rio Grande [no Rio Grande do Sul] responderam por embarques de 0,72% e 2,1%, respectivamente. As exportações escoadas por outros modais somaram 13,78%. Os números são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior [MDIC].
Foco – Com foco nas cargas conteinerizadas, o Complexo Portuário movimentou 129,42 mil TEU [Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés] no período. Em unidades as operações somaram 74,71 mil contêineres nos quatro meses. As carnes lideram a pauta de exportações, com a fatia de mais de 50% dos embarques, seguidas pelo item madeira e derivados, fumo, têxteis; máquinas, motores e equipamentos, além de produtos cerâmicos.
-
08 de maio de 2025 Superintendente do Porto de Itajaí cumpre agenda no Palácio do Planalto João Paulo Tavares Bastos agradeceu os recursos federais e apresentou balanço dos primeiros 100 dias de gestãoleia mais
-
08 de maio de 2025 Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul A implantação da nova linha representa um passo importante na retomada das operações do Porto de Itajaíleia mais
-
08 de maio de 2025 Superintendente do Porto de Itajaí ouve demandas dos caminhoneiros e reforça plano para novo estacionamento Reunião com Associação dos Caminhoneiros tratou de melhorias logísticas e busca por área para construção de pátio reguladorleia mais