12 de março de 2024

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí

Itajaí, 12 de março de 2024

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí

Montadora de veículos coreana está em busca por operações de sistema Roll On Roll Off em Santa Catarina

Nesta terça-feira, 12, uma importante reunião aconteceu na sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

O Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, e, o Diretor Geral de Operações Logísticas, Ricardo Amorim, receberam representantes da Hyundai Motor Group, Hyundai Motors do Brasil, TEGMA Gestão Logística e Ascensus Group.

Em pauta, destaque quanto a possibilidade de operações e atracações com navios na modalidade Roll On – Roll Off a serem realizados pela empresa montadora de veículos Hyundai.

A Hyundai é a maior indústria automotiva da Coréia do Sul e o segundo maior fabricante de carros na Ásia, sendo ainda o quarto maior fabricante mundial de veículos.

Seguindo um roteiro de visita pelos portos de Santa Catarina, seus representantes estão conhecendo de perto toda a infraestrutura portuária, e, como são feitas as operações com este tipo de carga geral nos terminais portuários.

Entre diversos estudos e planejamentos levantados por uma empresa (sendo uma montadora de veículos), tendo o objetivo principal para se instalar, a busca por uma infraestrutura e logística de qualidade, assim também, como as condições burocráticas, especialmente quanto aos valores aplicados por este tipo de operação nos portos.

“Essa proposta que eles estão nos apresentando, aqui para o Porto de Itajaí, é muito atrativo para a cidade e para o Estado de Santa Catarina. Estamos sempre fomentando movimentações com operações de novas cargas, e, esse é um dos objetivos nesta conversa preliminar com a Hyundai. Eles têm interesse em atuar junto a modalidade de Roll On Roll Off, porém, sabemos que algumas adequações de áreas precisam ser atualizadas, pois então poderemos atendê-los da melhor forma possível”, destacou, Ronaldo Camargo Souza.

Parceira direta e intermediadora nas operações de Roll On Roll Off, a Ascensus Group, que já atende a montadora BMW no porto de Itajaí, além de Santa Catarina, atende outros Estados como São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco e Rondônia. Com uma infraestrutura moderna, equipe especializada e com experiência de mais de 20 anos de seus executivos e consultores, a Ascensus Group tem como foco a redução dos custos tributários, financeiros e logísticos das operações de comércio exterior.

“Com uma infraestrutura moderna, atuamos desde 2001, e, nos destacamos no mercado pelos excelentes resultados no gerenciamento de toda a cadeia do comércio internacional, através da prestação de serviços personalizados, soluções direcionadas para atender as necessidades de cada empresa e da busca contínua por melhores performances nas importações e exportações. Assim como temos experiência no segmento do mercado automotivo, também somos referência nacional em outros segmentos como: alimentício, automotivo, cerâmico, eletroeletrônico, energético, fármaco, de infraestrutura, náutico, plástico, químico, siderúrgico e de varejo”, acrescentaram os responsáveis pelo Departamento Comercial da Ascensus Group, Wagner Giorgino e Amanda Furni.

Antes de encerrar a reunião na sede da superintendência, o grupo de visitantes puderam conhecer de perto as áreas que compreendem as operações com navios de cargas Roll On Roll Off. O primeiro local visitado foi no RAC (Recinto Alfandegado Contíguo), e, em seguida, puderam ir até o porto, na área primária do terminal, onde ocorrem os desembarques de veículos.

“Em princípio, a ideia é buscar todas as informações, e, com isso, avaliar estudos afim de poder fazer importações de veículos. Assim como aqui no Porto de Itajaí, também estamos visitando outros portos, pontuando diversos fatores, sendo aqueles que nos trarão maiores benefícios, pois então, só assim tentaremos viabilizar a numeração de unidades de veículos”, comentou Eriel Mineli, Gerente Sênior da Hyundai Motors do Brasil. Na oportunidade participaram pela Hyundai, o Diretor David Kwon e o Gerente Executivo, Rodrigo Dezan.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Em julho de 2018, após um longo período sem este tipo de operações, o porto registrou em 18 meses, 31 atracações com navios Roll On Roll Off, totalizando o desembarque de 36.400 unidades (veículos importados).

Após outro intervalo com este tipo de operações, em março de 2022, o porto de Itajaí retorna com um número expressivo de movimentação, apontando até o momento, exatos dois anos depois, o registro de 27 navios atracados, e, atingindo a marca atualmente de quase 20 mil veículos importados que foram desembarcados.

“A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem trabalhando com a modalidade de carga geral com Roll On Roll Off há alguns anos. Aqui no porto de Itajaí, operações deste tipo sempre foram um case de sucesso. Nos últimos anos, efetivamos importantes contratos com outras montadoras de veículos importados, como a alemã BMW e a norte americana GM (General Motors). Para nós, a montadora coreana Hyundai é um parceiro interessante que vem crescendo muito no Brasil e, é uma operação que para nós seria muito interessante trazê-los para nosso porto, ou seja, estremos aumentando nosso leque de opções com a vinda de uma nova montadora de veículos”, conclui Ricardo Amorim.

Mais informações:

Ronaldo Camargo Souza - Diretor Geral de Administração e Finanças

Ricardo Amorim - Diretor Geral de Operações Logísticas

Texto e Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Com. Social/SPI

(47) 3341-8067

Autor: Luciano Sens

Aguarde