Prefeitura Municipal de Itajaí

09/03/2012

Autoridade Portuária de Itajaí presente no Fórum dos Secretários de Estado de Infraestrutura e da Indústria Naval e Portuária

A Autoridade Portuária de Itajaí está representada no Fórum dos Secretários de Estado de Infraestrutura e da Indústria Naval e Portuária (Fonseinp), que acontece nos dias 08 e 09 de março, em Florianópolis.

A Autoridade Portuária de Itajaí está representada no Fórum dos Secretários de Estado de Infraestrutura e da Indústria Naval e Portuária (Fonseinp), que acontece nos dias 08 e 09 de março, em Florianópolis. Estiveram presentes os superintendentes do Porto de Itajaí e da Portonave Terminais Portuários Navegantes S/A, Antônio Ayres dos Santos Júnior e Osmari Castilho Ribas, respectivamente. O objetivo do evento é a abordagem de assuntos relevantes para o sistema portuário brasileiro, a exemplo da legislação portuária, investimentos da União na infraestrutura aquaviária e terrestre dos portos, integração de modais e consolidação do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte.

Para o presidente do Fonseinp, secretário de Infraestrutura da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, o setor portuário brasileiro está em constante crescimento, o que exige uma forte participação do poder público e definição de políticas claras. “Os portos brasileiros precisam ser cada vez mais competitivos e para isso precisamos de legislação atualizada e definição de investimentos que sejam discutidos e aprovados pelo setor”, afirma o secretário.

Anfitrião do evento, o secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini, vice-presidente do Fonseinp, destaca a importância do evento para Santa Catarina pelo fato do Estado ter cinco portos em funcionamento e previsão de novos investimentos. “Estamos buscando a integração dos modais de transportes no Estado e esse evento é muito importante para conhecermos o que o Governo Federal planeja de investimentos para esse setor”, explica Cobalchini.

O Fórum reúne representantes de 16 estados brasileiros e também representantes dos setores portuário, da indústria naval e do governo federal. “É um evento de grande importância para Santa Catarina, que conta com cinco portos e terminais – sendo três públicos – que se destacam na corrente de comércio exterior brasileira”, afirma Antonio Ayres, que no primeiro dia do Fórum representou os portos catarinenses na mesa de trabalhos. Para o segundo dia do Fórum está confirmada a presença do ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000