Prefeitura Municipal de Itajaí

03/09/2021

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Portos + Brasil em duas categorias

Ministério da Infraestrutura destacou as melhores administrações voltadas aos portos organizados do Brasil.

Itajaí, 03 de Setembro 2021

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Portos + Brasil em duas categorias

Ministério da Infraestrutura destacou as melhores administrações voltadas aos portos organizados do Brasil.

 

Nesta quarta-feira (01), a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, foi agraciada com o Prêmio Portos + Brasil em duas das oito categorias da edição deste ano.Dentre os 21 portos brasileiros avaliados, a Superintendência recebeu a colocação nas categorias: Execução de Investimentos Planejados de 60,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020, e colocação no quesito Crescimento de Movimentaçãode Portos Organizadosde 2020 com 11,8% superior à de 2019.

A premiação relativa ao reconhecimento das melhores práticas aplicadas pelos portos organizados do país, e aos profissionais responsáveis pela excelência na gestão, foi entregue na noite dessa quarta-feira (01) no Clube Naval em Brasília.

Na oportunidade, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente na cerimônia de premiação, representando a Autoridade Portuária. A iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MINFRA) do Governo Federal, visa incentivar a busca pela excelência na gestão destes empreendimentos, essenciaisà logística de transportes brasileiros.

“Estamos agraciados com a entrega desses dois prêmios, que são resultados do trabalho de todos os nossos servidores e trabalhadores portuários. Todos nós estamos realizando um grande esforço para manter o Porto de Itajaí nos índices positivos de movimentação, na qualidade e agilidade dos procedimentos realizados diariamente. Ao longo dos anos, a Superintendência do Porto de Itajaí vem realizando simulados, palestras e adquirindo prêmios em diversos segmentos, assim como pela melhor gestão ambiental entre os portos brasileiros. No ano anterior, o Porto de Itajaí recebeu o certificado da ISO 14001, demonstrando que a cultura de boas práticas ambientais está sendo expandida e principalmente concretizada, sendo reconhecido como o porto verde do Brasil. Permanecemos como exemplo e modelo nacional de uma excelente gestão pública e municipal”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apresentou uma inovação referente a transformação do setor público, o Programa Futuro do Setor Portuário, que proporciona uma série de avanços em quatro eixos: regulação, gestão e modernização, capacitação e inovação.

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, parabeniza os colaboradores portuários pela dedicação e comprometimento com o Porto de Itajaí, resultando em um gradual desenvolvimento operacional do Complexo Portuário, e na constante aquisição de prêmios e certificados:

“Novamente o Porto de Itajaí, está no ranking nacional entre as melhores práticas desenvolvidas entre os portos devido ao êxito de sua gestão, destacando-se através dos índices positivos que são registrados mensalmente, alcançando marcas históricas de movimentação. Todo esse avanço é resultado de muito trabalho, dedicação e empenho de todos os trabalhadores portuários, sendo eles avulsos (TPAs), da própria Superintendência juntamente com os seus servidores, a empresa arrendatária do porto, APM Terminals, Órgãos Intervenientes, Entidades de Classe da Sociedade Civil Organizadas, assim como o município de Itajaí e todos os demais envolvidos que auxiliaram para que o nosso porto alcançasse esses resultados, que hoje são destaques e referência em Santa Catarina e no país”, destaca Volnei Morastoni.

Desde que a municipalização foi concedida ao Porto, 4 berços voltaram a operar superando as expectativas de crescimento ao alcançar 598% na movimentação de contêineres. Os números positivos afetam diretamente a economia do município, destacando-se como a 2º maior economia de Santa Catarina, e a 36ª do Brasil, além da 12° posição entre os maiores arrecadadores das receitas e que são repassados à União, demonstrando que os índices proporcionam cada vez mais geração de empregos, e a possível abertura de novas empresas.

Eu acredito que esses dois prêmios recebidos pela Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária e também pela administração do porto, é resultado de uma gestão e administração comprometida, que sempre está empenhada em buscar o melhor para o Complexo Portuário de Itajaí, assim como no comprometimento com o planejado, naquilo que é definido como metas a serem alcançadas. Eu fico muito feliz por ter participado dessa gestão que foi merecedora desses dois prêmios, tenho certeza que ainda vamos conquistar outros. É uma forma de demonstrar que independentemente da iniciativa privada ou gestão pública, o importante é o comprometimento e principalmente a postura daqueles que estão à frente da responsabilidade de administrar a superintendência do Porto de Itajaí, certamente todos da equipe estão de parabéns pelos dois prêmios recebidos”, destaca Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

As categorias premiadas foram:

 

Execução de investimentos planejados

1° lugar: Portos do Paraná – Execução de 76,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020;

2° lugar: Superintendência do Porto de Itajaí (SC) – Execução de 60,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020;

3° lugar: SCPar Porto de Imbituba (SC) – Execução de 49,7% do orçamento de investimento disponível no início de 2020;

 

Variação da margem EBITDA

1° lugar: Companhia Docas do Espírito Santo – Margem EBTIDA de 2020 11.059% superior à de 2019;

2° lugar: Companhia Docas do Ceará – Margem EBTIDA de 2020 350% superior à de 2019;

3° lugar: Companhia Docas do Pará – Margem EBTIDA de 2020 214% superior à de 2019;

 

Crescimento da movimentação

1° lugar: Estação Cianport Miritituba (PA) – Movimentação de 2020 53,5% superior à de 2019;

2° lugar: Hidrovias do Brasil Miritituba (PA) – Movimentação de 2020 40,3% superior à de 2019;

3° lugar: Terminal Vila do Conde (PA) – Movimentação de 2020 39,6% superior à de 2019;

 

Crescimento da Movimentação (Autoridades Portuárias – Portos Públicos)

1º lugar: Companhia DOCAS do Ceará - movimentação de 2020 12,5% superior à de 2019;

2º lugar: Companhia DOCAS do Pará - movimentação de 2020 12,4% superior à de 2019;

3º lugar: Superintendência do Porto de Itajaí (SC) - movimentação de 2020 11,8% superior à de 2019;

 

Crescimento da movimentação TUPs/Granel Sólido Mineral

1° lugar: Porto Sudeste (RJ) – Movimentação de 2020 16,8% superior a de 2019

2° lugar: Terminal Ilha da Guaíba (RJ) – Movimentação de 2020 13% superior à de 2019;

3° lugar: Terminal Portuário Privativo da Alumar (MA) – Movimentação de 2020 7,7% superior à de 2019;

 

Crescimento da movimentação TUPs/Granel Líquido

1° lugar: Terminal de Regaiseficação de GNL da Bahia (TRBA) – Movimentação de 2020 1.394% superior à de 2019;

2° lugar: Terminal CCPN (RJ) – Movimentação de 2020 13% superior a de 2019;

3° lugar: Terminal Aquaviário de Ilha Redonda e Ilha Comprida (RJ) – Movimentação de 2020 73,4% superior à de 2019;

 

Crescimento da movimentação TUPs/Container

1° lugar: Terminal Santa Clara (RS) – Movimentação de 2020 32,2% superior à de 2019;

2° lugar: Passarão (AM) – Movimentação de 2020 24,1% superior à de 2019;

3° lugar: DP World Santos (SP) – Movimentação de 2020 18,4% superior a de 2019;

 

Mais informações:

Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8095.

*Fotos/créditos:

A- SCPAR/Porto de Imbituba (Fábio segurando prêmios)

B- Thiago Pereira de Souza - MINFRA

C- Vosmar Rosa - MINFRA

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000