Prefeitura Municipal de Itajaí

23/07/2021

Conportos realizará treinamento de Análise de Risco na Superintendência do Porto de Itajaí

Os preparativos para o evento estão em andamento para a abertura oficial programada para a próxima terça-feira (27).

Itajaí, 23 de Julho de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

 

Conportos realizará treinamento de Análise de Risco na Superintendência do Porto de Itajaí

Os preparativos para o evento estão em andamento para a abertura oficial programada para a próxima terça-feira (27).

 

Na próxima terça-feira (27) será realizado no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, o treinamento da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis – Conportos.

A abertura oficial do evento está programada para iniciar as 09h de terça, havendo continuidade em período diurno no decorrer da semana, com encerramento na sexta-feira (30). A programação deve conter Conceitos, princípios e fundamentos de Segurança Orgânica e Análise de Risco, Abordagem do Risco Cibernético para Instalações Portuárias, ameaças e vulnerabilidades.

O evento está sendo organizado através da Coordenadoria do Meio Ambiente (COAMB), com o intuito de prover o aprimoramento da segurança marítima e portuária com ênfase na prevenção de possíveis acidentes, além de fomentar  respostas a possíveis convergências. Os treinamentos serão ministrados através do Delegado de Polícia Federal e Presidente da Conportos, Dr. Marcelo João da Silva, o professor e Agente da Polícia Federal Felipe Scarpelli de Andrade, e o Policial Federal Carlos Eduardo Pires de Albuquerque, cada profissional deverá abordar suas diretrizescom base na metodologia de treinamento abordada.

O treinamento da Conportos atende às exigências da Organização Marítima Internacional (IMO), tornando-se imprescindível registrar a dedicação da Comportos, órgão responsável pela capacitação no segmento de Segurança, atuante em 162 países. A Comissão é responsável por elaborar e implementar o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos portos, terminais e vias navegáveis voltadas para a segurança dos colaboradores portuários.

O Delegado de Polícia Federal e atual Presidente da (Conportos), Marcelo João da Silva, enfatizaa instalação da sede da Cesportos (Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis) no munícipio de Itajaí, ocasionada em dezembro de 2011, em função do investimento do Estado na estrutura de segurança de seus terminais e portos:

“A escolha de Itajaí para sediar o treinamento acerca da análise de riscos com ênfase na segurança portuária, ocorreu em razão do apoio da Superintendência do Porto de Itajaí, e da excelência do trabalho desenvolvido pela Cesportos Santa Catarina. A realização do exercício em maio deste ano e a posterior obtenção da declaração de comprimento pelo Porto de Itajaí são exemplos do bom trabalho desenvolvido pela Cesportos Santa Catarina, e estão na linha implementada pela Conportos a respeito do fortalecimento dos protocolos de segurança das instalações portuárias nacionais. A proposta do treinamento acerca da análise de riscos com ênfase na segurança portuária é aprimorar o conhecimento dos agentes públicos responsáveis pela análise dos estudos de variação de riscos, de modo que haja redefinição na perspectiva e modo de implementação da gestão de riscos das instalações portuárias nacionais,” informa Marcelo.

Em maio deste ano, a Autoridade Portuária de Itajaí foi contemplada com a Cesportos, através da realização de um Exercício Simulado de Gerenciamento de Crises na retroárea, sendo reproduzida uma tentativa de invasão às instalações portuárias com tomada de reféns, segundo informações do órgão de segurança, foi o maior simulado realizado em área portuária no Estado de Santa Catarina. Posteriormente no mês de junho, o Porto de Itajaí foi agraciado com a entrega do diploma em virtude do desempenho de segurança portuária, intitulado como modelo de referência do Brasil.

Amobilidade de ações provenientes, relacionadas aos treinamentos de segurança em toda área portuária, foram aplicadas no Porto de Itajaí para o aperfeiçoamento de sua capacitação, gerando outras certificações durante todo o período de funcionamento.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, é de extrema credibilidadeapermanência de todos os treinamentos desenvolvidos no Porto de Itajaí, evidenciando o comprometimento de todos os trabalhadores portuários que visam a excelência nas operações realizadas em todo o complexo:

“É de total relevância para a Superintendência de Itajaí receber um evento dessa importância da Conportos, que visa padronizar as análises de riscos portuários em nosso país. Fomos escolhidos dentre outros itens analisados por certamente sermos um complexo portuário brasileiro com a maior segurança, melhor qualidade de sistemas de segurança e também de operação. Isso demonstra o quanto importante é uma autoridade portuária pública e municipal estar à frente desses eventos e fomentando uma melhoria contínua da atividade portuária ”, conclui Fábio.

 

Maisinformações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/SPI. (47) 3341-8067.

*Foto/Arte Treinamento CONPORTOS: Bianca Luca.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000