Prefeitura Municipal de Itajaí

05/07/2021

Nova gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é oficialmente concedida para 2021/2022.

Cerimônia de entrega de certificados ocorre após um ano de prorrogação devido pandemia.

Itajaí, 05 de Julho de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

Nova gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é oficialmente concedida para 2021/2022.

Cerimônia de entrega de certificados ocorre após um ano de prorrogação devido pandemia.

 

Os treinamentos para a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), encerraram na sexta-feira (02) após uma semana de curso preparatório, com 20 horas aula, ministrado por profissionais da SMT (Segurança Medicina do Trabalho). No evento de encerramento, que aconteceu na sexta, 02, foram entregues os certificados de conclusão do curso e os equipamentos de proteção individual (EPIs) de segurança e realizada a posse da nova gestão, composta por 5 integrantes.

Em virtude da Covid-19 as atividades foram prorrogadas no ano anterior após as medidas emergenciais implementadas pelos Governos Federal e Estadual, transmitindo dessa forma, a constituição de uma nova equipe para a gestão deste ano, através da indicação dos demais colaboradores, assim como, do Superintendente do Porto de Itajaí.

A CIPA é plenamente regulamentada pela legislação brasileira através da Consolidação das Leis de Trabalho –(CLT), sendo uma comissão coletiva formada por um grupo de funcionários, no qual ficarão responsabilizados de promover a saúde e segurança do trabalho em todas as atividades exercidas. O principal objetivo da comissão é promover a conscientização e a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando conciliáveis as atividades na área portuária e a preservação da saúde do trabalhador.

O evento ocorreu no auditório da SPI (Superintendência do Porto de Itajaí), adotando as medidas preventivas para assegurar a saúde e a segurança de todos os participantes mediante atual situação pandêmica.

Para o palestrante Hélio Alexandre do Amaral Junior, Gerente de Segurança do Trabalho da SMT, a realização desta comissão é fundamental para o desenvolvimento de atividades direcionadas para a prevenção de possíveis acidentes, tal como, a conscientização de situações e locais que oferecem algum tipo de risco:

“Foi uma troca de informações, tanto deles para comigo, como eu para eles. Eu passei as partes de segurança no trabalho, legislação, métodos de prevenção, e como já elaboramos a parte de segurança do trabalho dos laudos, temos algum conhecimento dos ambientes e riscos envolvidos nos processos aqui dentro do porto de Itajaí. Só que agora tem uma visão dos trabalhadores, as dificuldades que eles encontram no dia a dia de implantação de melhorias, então definiram alguns métodos de trabalho para eles aplicarem durante este ano de gestão. Foi muito proveitoso para mim, como reconhecimento dos riscos e também por se tratar de algo tão importante no município de Itajaí. Para nós, como empresa e profissional, é uma satisfação imensa. Já havia ministrado outros treinamentos, palestras e fazendo os laudos de segurança no trabalho, ” comenta.

A comissão abrange cinco novos membros para a nova direção da CIPA, durante os próximos 12 meses, sendo eles: Allan Zaguini, (GUAPOR – Gerência da Guarda Portuária), Rodrigo Perin (COINF – Coordenação de Informática e Tecnologia de Informação), Cristiano Floriano Garcia (SECOM – Secretaria Geral de Comunicação Social), Regina da Silva dos Santos (COINT – Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização), e Braz Paulo Klock Junior (COAMB – Coordenadora de Meio Ambiente).

O Superintendente Fábio da Veiga, ressalta o baixo índice de acidentes registrados no Complexo Portuário de Itajaí no decorrer dos últimos anos, e provêm estes registros satisfatórios através da capacitação de todos os colaboradores portuários:

“É um dever como ser humano, prover meios de manter as pessoas saudáveis, de forma segura sem que se machuque, e o Porto de Itajaí se caracteriza por isso. Apesar de nós termos um altíssimo movimento, felizmente temos um índice baixo de acidentes, e muito desse trabalho, sendo às vezes discreto e anônimo, que os nossos colaboradores que se dispõe a participar dessa comissão, e daqueles que também auxiliam não estando na comissão, fazem com que o Porto de Itajaí tenha um índice baixo de acidente de trabalho, ” destaca Fábio.

A condução dos certificados para a nova gestão foi consolidada através de Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB), Heder Cassiano Moritz (Diretor Geral de Operações Logísticas) e Vanderlei Martins Viana (Diretor Geral de Administração e Finanças):            

 “Conseguimos encerrar essa semana, o curso de formação para os novos cipeiros que serão a nova gestão para o ano 2021 a 2022. É um grupo de colaboradores da Superintendência, os quais alguns foram indicados pelos servidores, e outros foram indicados pelo superintendente para compor a comissão de prevenção de segurança do trabalho. Entendemos que essa comissão é muito importante, que vai zelar e ter todo o cuidado com os nossos colaboradores e trabalhadores portuários. É uma comissão que merece ser capacitada, como foi durante esta semana, de muito treinamento, informações e conteúdos que foram apresentados por uma empresa contratada, que possui bastante conhecimento na atividade portuária, porque atua na elaboração dos laudos e dos programas de prevenção de riscos ambientais e controle médico saúde ocupacional. Foi uma semana intensa de bastante aprendizado, onde todos saíram contentes com visita na área portuária” ressalta Médelin Pitrez do Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.

Mediante um cenário favorável de movimentação, a fiscalização na área portuária se torna indispensável, em prol da continuidade das práticas de segurança de maneira positiva e eficiente, como destaca Heder:

“Esse trabalho é feito ao longo dos anos, e a CIPA está presente ativamente. Nós tivemos recentemente um período favorável, onde recuperamos bastante da nossa movimentação, ou seja, o recinto portuário está em franca atividade. A necessidade da participação da CIPA é muito importante porque temos um nível de atividade muito forte, onde existem vários personagens participando desta atividade, ou seja, não somente os colaboradores do Porto, mas os prestadores de serviço, nós temos a responsabilidade na condição de autoridade portuária de fiscalizar, para que as boas práticas do trabalho sejam exercidas, ” conclui.

 

Maisinformações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8304.

*Fotos: Bianca Luca e Ana Paula Baticini – Estagiárias SECOM/SPI.

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