Prefeitura Municipal de Itajaí

02/06/2021

Semana do Meio Ambiente mobiliza ações no Porto de Itajaí.

Descarte de eletrônicos e distribuição de mudas nativas fazem parte da programação portuária.

Itajaí, 02 de Junho de 2021.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social - SECOM.

 

Semana do Meio Ambiente mobiliza ações no Porto de Itajaí.

Descarte de eletrônicos e distribuição de mudas nativas fazem parte da programação portuária.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado dia 05 de junho (sábado), foi desenvolvido em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas com o intuito de conscientizar a relevância da preservação ambiental e aos recursos naturais fornecidos. A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, em conjunto com a APM Terminals (empresa arrendatária do porto), iniciou nesta segunda-feira (31), via transmissão virtual, a Semana do Meio Ambiente através da Palestra “Agenda 2030: Medidas locais e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais”,realizada pela Coordenadora de Comunicação do Comitê Itajaí do Movimento ODS de Santa Catarina, Natalia Pires.

“Estamos realizando a semana do meio ambiente em conjunto com a APM Terminals para que consigamos abordar e alcançar toda a comunidade portuária. São várias as atividades no decorrer desta semana desde palestras e diálogos de conscientização, que visam abordar assuntos relacionados à reciclagem e a importância de cuidar e preservar o meio ambiente, onde ações simples podem fazer o bem coletivo. O cuidado com a separação de resíduos, e a utilização dos recursos naturais com consciência como a utilização da água e a energia elétrica, são ações que contribuem com a preservação ambiental”, destaca Medelin Pitrez dos Santos Coordenadora de Meio Ambiente da superintendência do Porto de Itajaí.

A superintendência disponibilizou nesta terça-feira (01), a distribuição de mudas de árvores nativas aos colaboradores que tiverem interesse. A programação vai contar com a Palestra virtual intitulada “Desafios do Desenvolvimento Sustentável no setor portuário” nesta quarta-feira (02), através de videoconferência com o professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Dr. Marcus Polette.

Os trabalhos de descarte de lixo eletrônico e equipamentos de escritório vão se estender durante a semana, o eco ponto de descarte de eletrônicos está disponível nos contentores localizados na entrada do prédio administrativo da APM Terminals e no prédio do auditório da Superintendência, possibilitando aos colaboradores o descarte de equipamentos eletrônicos deslocados de suas residências. Em função da semana do meio ambiente, também haverá a participação via “Live” da Câmara de Vereadores por meio de diálogos de conscientização ambiental na área portuária e nos prédios administrativos, abrangendo todos os colaboradores.

“Esse ano o Porto de Itajaí aderiu como signatário do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)deSanta Catarina,para fomentar os objetivos de um milênio. A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) nos anos anteriores qualificou o Porto de Itajaí em primeiro lugar dentre os portos públicos no índice de Desempenho Ambiental (IDA). Ressaltamos também que todo resíduo produzido é separado, e aqueles resíduos recicláveis são doados para cooperativas”, conclui Medelin.

Nesta sexta-feira (04), através do apoio socioeducativo associado a uma parceria privada, haverá a distribuição de canudos ecológicos reutilizáveis, por meio de doações provenientes do Itajaí Shopping para a SPI (Superintendência do Porto de Itajaí). Esta ação visa à prática do consumo consciente e a diminuição do impacto ambiental, através da substituição de canudos plásticos que representam uma grande ameaça à vida humana e marinha por meio da alta quantidade descartada.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, as boas práticas ambientais adquiridas ao longo dos anos garantem um futuro ecologicamente mais correto, e a busca da qualificação permanece em destaque entre os colaboradores.

“Estamos na semana do meio ambiente e este momento é de extrema importância para que essas ações sejam perenes. A superintendência do Porto de Itajaí tem mantido essa posição ao longo dos últimos anos com respeito às melhores práticas ambientais. Essas ações foram reconhecidas através dos prêmios. Desde o ano de 2014 a Superintendência do Porto de Itajaí vem adquirindo prêmios pela melhor gestão ambiental entre os portos brasileiros. No ano anterior o Porto de Itajaí recebeu o certificado da ISO 14001, demonstrando que essa cultura de boas práticas ambientais tem sido expandida e principalmente concretizada para o futuro”.

Durante o decorrer desta semana, todas as medidas cabíveis serão aplicadas no Porto de Itajaí por meio de ações voltadas a melhorias internas e externas do quesito ambiental, promovendo a reflexão e o incentivo na redução de plásticos, assim como na preservação e manutenção do meio ambiente de maneira individual ou coletiva. Dessa forma, a importância da conscientização para a educação ambiental é voltada ao pensamento crítico, através da redução dos impactos ambientais negativos.

 

Maisinformações:

*Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

*Médelin Pitrez dos Santos - Coordenadora de Meio Ambiente (COAMB). (47) 3341-8065.

*Texto: Bianca Luca - Estagiária da SECOM/COAMB –SPI. (47) 3341-8304.

*Fotos/Arte: COAMB/SPI.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000