Prefeitura Municipal de Itajaí

08/07/2020

Novo Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí visita Superintendência.

Encontro aconteceu nesta terça com representantes de terminais privados do complexo portuário objetivando ainda mais as relações entre Autoridade Marítima e Autoridade Portuária.

Itajaí, 09 de Julho de 2020.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Novo Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí visita Superintendência.

Encontro aconteceu nesta terça com representantes de terminais privados do complexo portuário objetivando ainda mais as relações entre Autoridade Marítima e Autoridade Portuária.

 

Com o objetivo de conhecer as estruturas que o Porto de Itajaí oferece, através do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, nesta terça-feira, 07, militares da Marinha do Brasil estiveram na sede da Superintendência.

Na oportunidade, o Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves, que responde até o dia 10 deste mês pelaDelegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, solicitou um encontro com os representantes da superintendência (Autoridade Portuária), e dos representantes dos Terminais de Uso Privado (TUPs), do complexo.

O objetivo do encontrou motivou a apresentação do novo Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata – Eduardo Rodrigues de Paula, que estará substituindo Thales Alves a partir da próxima sexta-feira.

Pela superintendência do Porto de Itajaí, participaram o Superintendente Engº Marcelo Werner Salles, o Diretor Geral de Operações Logísticas, Heder Cassiano Moritz e o Agente de Autoridade Portuária, André Luiz Pimentel Leite da Silva Junior.

Pelos TUPs, participaram o Diretor Superintendente da APM Terminals, Aristides Russi Junior e o Diretor Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

Inicialmente, o Superintendente Marcelo Werner Salles, fez uma apresentação do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes e nela destacou pontos relevantes sobre o histórico do Porto e as diversas ações estruturantes realizadas nos últimos anos e principalmente desta atual gestão.

Entre os principais assuntos citados aos militares, destaque para os avanços e estatísticas que o Porto de Itajaí vem apesentando no atual cenário econômico do Estado de Santa Catarina e Brasil, trabalhos de dragagem de restabelecimento de aprofundamento do canal de acesso ao complexo (14 metros), conclusão das obras da Bacia de Evolução e respectivamente sobre as manobras especiais com navios de até 350 metros de comprimento (navio APL PARIS em 17/06 – maior navio a navegar na costa brasileira no complexo local), readequação de acesso aquaviário (2ª etapa das obras da Bacia de Evolução), histórico de Municipalização e Delegação do porto, novo Projeto de Sinalização Náutica e treinamentos da Praticagem, estrutura de cais (berços 03 e 04 realinhados e reforçados), plano estratégico de expansão portuária, Projeto Borda D’Água (Porto Cidade), turismo de passageiros, ampliação do projeto climático em parceria com os governos da Alemanha e de Santa Catarina, atual situação Poligonal do Porto Organizado, reequilíbrio do contrato com a Marina Itajaí, melhorias e infraestrutura, resultados operacionais do complexo e histórico de movimentação (contêineres), importância da atividade portuária local para o cenário econômico de Santa Catarina e Brasil, atual situação administrativa e financeira, e, por fim, como está sendo o plano de atuação e combate ao surto global de COVID-19 (Coronavírus), no atual cenário econômico do Estado de Santa Catarina e Brasil.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles destacou através da Autoridade Portuária, a ótima relação que sempre teve com a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha do Brasil), e agradeceu pelo auxilio que sempre tiveram, principalmente durante o período em que o atual Delegado da Capitania local,Thales da Silva Barroso Alves, esteve à frente da Autoridade Marítima em Itajaí, e, também colocou à disposição do novo Delegado, Eduardo Rodrigues de Paula, todo o efetivo e apoio para valorizar e aproximar ainda mais a relação de trabalho entre os órgãos:

“A atividade portuária é um somatório de esforços, sejam nós, a Autoridade Portuária, toda a parte dos órgãos intervenientes e a Marinha, nesse complexo, onde tem esse impacto na parte de acessibilidade, já que somos essa troca da terra para o mar, a acessibilidade dos navios e todos os projetos que se tem de ampliação nessa atividade é fundamental. Como já agradecemos muito ao Delegado Thales por todo o trabalho realizado, as orientações nesse período, tudo que se conquistou, damos as nossas boas-vindas ao comandante Eduardo, onde pudemos mostrar para eles a importância socioeconômica do complexo, tudo que se fez e que se pretende realizar. O comandante Eduardo já esteve aqui, nos idos de 2012, então ele conhece essa participação da comunidade portuária, o que fundamental para que a gente possa dar continuidade ao conhecimento existente de uma forma tranquila, segura. Mais uma vez nossas boas-vindas ao atual comandante e nosso muito obrigado ao comandante Thales por tudo que realizou em Itajaí e Navegantes”, pontuou Salles.

Ainda durante o encontro, os representantes dos TUPs, Aristides Russi Junior - Diretor Superintendente da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), e o Diretor Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, destacaram  o bom relacionamento que os terminais sempre tiveram com a Autoridade Marítima, e, na oportunidade fizeram apresentações demonstrando seus desempenhos operacionais em nível estadual, nacional e internacional, abordando tópicos como estrutura dos terminais, movimentações, colaboradores, planos de enfrentamento e combate ao COVID-19 no recinto portuário, sustentabilidade, certificações, planos de expansão, equipamentos, entre outros assuntos relevantes.

“Nós temos um respeito imenso pela atuação da Marinha do BrasiI e acima de tudo o comprometimento de atuarmos juntos, como Autoridade Portuária integrada à Autoridade Marítima, tanto local, como no Estado. Sempre primamos pela segurança de navegação e somos parceiros em diversas atividades voltadas para o complexo portuário de Itajaí e Navegantes. As portas da Superintendência estarão sempre abertas para atender seu efetivo seguindo nossa forma transparente, ética e aberta de trabalhar. Já temos uma proximidade muito ampla e profissional com o Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves, desejando mais sucesso para ele em Brasília, e sucesso também ao novo Delegado que irá atuar aqui em Itajaí”, destacou o Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí,Heder Cassiano Moritz.

Ocupando o cargo de Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí até o próximo dia 10, o Capitão de Fragata Thales da Silva Barroso Alves agradeceu a todos pelo período de dois anos em que esteve em Itajaí. Agora seu destino profissional será em Brasília, Estado maior da Armada, onde continuará com atividades internas na função de oficial da Marinha, dentro da habilitação técnica, no Ministério da Defesa:

“Os envolvidos a frente desse trabalho na delegacia, com sua paciência, com o apoio, o auxilio e a cooperação, parabenizo a todos pelos resultados que tem sido alcançado no complexo e colocar que o agente de autoridade marítima, como a Marinha do Brasil, aqui vai continuar cumprindo seu papel para o desenvolvimento da sociedade, do país como um todo, então contem sempre conosco, contem sempre com a Marinha perante a sociedade fazendo o seu papel”, comentou Thales.

O novo Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, nasceu no Rio de Janeiro. Atuou no Líbano em missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas). Está na Marinha a 25 anos, e, já cumpriu expediente na função de ajudante “2” em 2012 na Capitania de Itajaí. Em sua metodologia de trabalho, dará sequência ao que vinha sendo realizado junto à atividade marítima sempre envolvida com a Autoridade Portuária e complexo portuário num todo:

“Eu quero continuar ajudando, apesar de estar afastado por oito anos aqui de Itajaí, pude ver de longe a evolução não só da cidade, mas principalmente do porto. É gratificante ver a vontade desta sociedade sempre querendo crescer, expandir, melhorar seu desenvolvimento, e por isso, espero contribuir com tudo o que estiver ao nosso alcance. Percebo que algumas coisas realmente são novas, ainda preciso me inteirar desse excelente trabalho que o Capitão Thales conduziu para as manobras da nova Bacia Evolução, que tenho certeza que não foi fácil, vários estudos, simulações, aprovado em tempo recorde, porque é uma mudança muito significativa para a manobra das operações e eu tenho certeza que a coisa vai continuar se expandindo, daqui a pouco receberemos navios de 360, 400 metros, e, por aí não para de crescer. Me coloco a disposição de colocar ajudando a autoridade portuária, as empresas, nos aspectos de segurança, as orientações, estou muito motivado a trabalhar com os senhores”, conclui o novo Delegado Eduardo.

Ao término da reunião, todos os participantes registraram o encontro com a entrega de placas de honra pelos representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, APM Terminals e Portonave, ao Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves pelos serviços prestados da Marinha em colaboração à atividade portuária local.

 

Mais informações:

Secretaria Geral de Comunicação Social do Porto de Itajaí – SECOM (47) 3341-8067.

Fotos e Texto: Luciano Sens - Secretário Geral de Comunicação Social do Porto de Itajaí.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000