Prefeitura Municipal de Itajaí

04/05/2020

Vice-Almirante da Marinha do Brasil cumpre agenda em Itajaí e participa de encontro com diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí.

Durante visita foi de cortesia, efetivo da Autoridade Marítima acompanhou apresentação sobre as ações estruturantes realizadas no terminal portuário. Destaque para as manobras especiais na área da Nova bacia de Evolução.

Itajaí, 04 de Maio de 2020.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria de Comunicação Social – SECOM.

 

Vice-Almirante da Marinha do Brasil cumpre agenda em Itajaí e participa de encontro com diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí.

Durante visita foi de cortesia, efetivo da Autoridade Marítima acompanhou apresentação sobre as ações estruturantes realizadas no terminal portuário. Destaque para as manobras especiais na área da Nova bacia de Evolução.

 

Na quinta-feira, 30, militares da Marinha do Brasil estiveram cumprindo um roteiro na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, e na oportunidade fizeram uma visita à sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

A comitiva foi recepcionada pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, Diretor Geral de Operações Logísticas, Heder Cassiano Moritz e pelo Diretor Geral de Engenharia- André Pimentel.

Entre os membros da Marinha do Brasil, destaque pela presença dos militares, Vice-Almirante, Henrique Renato Baptista de Souza (Comandante do 5º Distrito Naval), Capitão de Mar e Guerra, Alexandre Lopes Vianna de Souza (Capitão dos Portos de Santa Catarina), Capitão de Fragata – Thales da Silva Barroso Alves (Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí), e o Capitão de Corveta, Marcos Moreira Bezerra (Assistente do Comandante do 5º Distrito Naval).

Inicialmente, o Superintendente Marcelo Werner Salles, fez uma apresentação do Complexo Portuário de Itajaí e nela, destacou pontos relevantes sobre o histórico e evolução do Porto, e, principalmente quanto as inúmeras ações realizadas nesta atual gestão com projeções para o futuro do terminal.

Entre os principais assuntos citados aos oficiais da Autoridade Marítima, destaque para os avanços e estatísticas que o Porto de Itajaí vem apesentando atualmente mediante surto global de COVID-19 (Coronavírus), no atual cenário econômico do Estado de Santa Catarina e Brasil.

Destaque ainda para diversas ações estruturantes como: readequação viária, realinhamento dos berços 3 e 4, trabalhos de dragagem de restabelecimento de aprofundamento do canal de acesso ao complexo (14 metros), nova sinalização e simulação náutica com a Praticagem, plano estratégico de expansão portuária, Projeto Borda D’Água (Porto Cidade), ampliação do projeto climático em parceria com os governos da Alemanha e de Santa Catarina, atual situação Poligonal do Porto Organizado, reequilíbrio do contrato de arrendamento não operacional com a Marina Itajaí, melhorias e infraestrutura, balanço geral de escalas de navios de cruzeiros de turismo nesta temporada, atual situação administrativa e financeira, a parceria efetiva com a Praticagem, Governos Federal e Estadual, administração municipal (Prefeitura de Itajaí), demais TUPs (Terminais de Uso Privado), sindicato da mão de obra avulsa (TPA), participação de órgãos de classe e entidades civis, entre outros tópicos.

Ainda durante o encontro, a diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí, destacou o bom relacionamento que a Autoridade Portuária de Itajaí sempre teve com a Autoridade Marítima, falando sobre a conclusão da primeira etapa das obras da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí, e, consequentemente sobre as manobras especiais já realizadas desde 16 de janeiro com navios de 306 metros de comprimento por 48,50 de boca (largura), na área da nova Bacia de Evolução (em frente ao molhe da Marina Itajaí, na Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda). Em pauta, discutiu-se a importância de receber navios maiores, como previstos ainda para este mês de maio, manobras especiais com navios de até 350 metros de comprimento:

“Nós fomos brindados com a visita dos oficiais da Marinha e que muito nos honra. Tivemos a grata possibilidade de apresentar a eles a importância socioeconômica do Porto em relação ao Brasil e também até pelo ato em que nesse momento, a Marinha do Brasil vem nos assegurando e dando continuidade do trabalho em relação a ampliação dos navios aqui no Porto de Itajaí. Iniciaremos agora em maio a entrada dos navios de até 350 metros, que é extremamente importante dando um excelente ganho operacional, de forma tecnicamente planejada, estratégica, modelada, treinada com os profissionais da Praticagem, que vem fazendo um trabalho maravilhoso sob a tutela e orientação da Marinha do Brasil, ao qual cabe os parâmetros de segurança”,afirmou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

O Vice-Almirante e Comandante do 5º Distrito Naval, Henrique Renato Baptista de Souza acompanhou todos os detalhes da apresentação e ficou impressionado com as ações estruturantes que o Porto de Itajaí vem apresentando à sociedade, dando ênfase pelos trabalhos já prestados pela Superintendência do Porto de Itajaí e o devido comprometimento com as atividades envolvidas com a Marinha do Brasil:

“O Porto de Itajaí é um reflexo positivo no atual momento em que o Brasil está enfrentando. Parabenizo a todos que fazem parte do Complexo Portuário e desejo sucesso frente aos desafios que estão por vir. Gostaria de informar que a Marinha do Brasil sempre será parceira no que tange ao progresso de uma cidade. Cabe a nós todos, formalizar e acompanhar as demandas de cada região, pois sempre estaremos aptos a estreitar bons relacionamentos, e, aqui em Itajaí não será diferente”, conclui o Vice-Almirante e Comandante do 5º Distrito Naval, Henrique Renato Baptista de Souza.

 

Mais informações:

Secretaria Geral de Comunicação Social do Porto de Itajaí – SECOM (47) 3341-8067.

Fotos e Texto: Luciano Sens - Secretário Geral de Comunicação Social do Porto de Itajaí.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000