Prefeitura Municipal de Itajaí

13/03/2020

Superintendência do Porto de Itajaí e ANVISA reúnem-se para discutir ações preventivas ao coronavírus.

O objetivo do encontro abordou responsabilidades de prevenção para conter o avanço da transmissão do COVID-19.

Itajaí, 13 de Março de 2020.

Superintendência do Porto de Itajaí – SP.

Secretaria Geral de Comunicação Social

 

Superintendência do Porto de Itajaí e ANVISA reúnem-se para discutir ações preventivas ao coronavírus.

O objetivo do encontro abordou responsabilidades de prevenção para conter o avanço da transmissão do COVID-19.

 

Em resposta ao aumento dos casos da Covid-19, causada pelo Coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, que tem colocado em alerta a população e as autoridades, a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, tem monitorado o avanço da doença, que foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Sáude – OMS.

Por isso os protocolos de atendimento previstos no plano de contingência para emergências em saúde pública do Porto de Itajaí, estão sendo constantemente revistos.  As atualizações são feitas sob a orientação e coordenação da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), de acordo com as notas técnicas emitidas pela agência, que é a autoridade sanitária dos portos.

 Para atender essa demanda a autoridade portuária tem realizado reuniões periódicas com a ANVISA, representantes de Órgãos Intervenientes, Praticagem, Secretarias de Saúde Municipal e Regional e demais entidades envolvidas no processo de transporte e agenciamento marítimo.

Nessa quinta-feira (12) foi realizada uma reunião nas dependências da Superintendência do Porto de Itajaí, a fim de discutir mais alguns detalhes do plano de contingência e tratar sobre os protocolos para o Sars-Cov-2.

“A reunião de hoje teve o objetivo de consolidar o entendimento de todas as instituições envolvidas no plano de contingência para emergências em saúde pública no porto de Itajaí. Ele já está em fase final de construção e acredito que em mais uma reunião a gente consolide todas as competências e todo o fluxo de comunicação para qualquer evento de saúde pública a bordo de embarcação”, destaca Márcia Scariot, fiscal da ANVISA do PostoPortuário Aeroportuário do Vale do Itajaí.

A fiscal esclarece que todas as instituições envolvidas conhecem o plano e estão preparadas para receber os casos de Covid-19  a bordo de embarcações.

No plano de contingência estão definidas todas os protocolos necessárias para reduzir o risco e a propagação de qualquer problema sanitário não apenas o coronavírus. Para reforçar a prevenção, algumas medidas específicas foram adotadas para o enfrentamento dessa pandemia.

Conforme procedimento padrão, todos os navios que atracam no Complexo Portuário de Itajaí devem fornecer para a ANVISA informações sobre o quadro médico dos tripulantes, antes da atracação. Após análise desses documentos, a ANVISA libera ou não a livre prática das embarcações.

Para facilitar a comunicação e repassar as orientações sobre os navios que irão atracar no porto, bem como as medidas necessárias para operação dessas embarcações, foi criado um Comitê de Contingência em Saúde. Participam desse comitê todos os órgãos envolvidos na operação dos navios, como Praticagem, OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra), Operadores portuários e ANVISA.

A ANVISA tem recomendado como principal medida de prevenção a higienização constante das mãos, por isso a disponibilização do álcool gel em toda a área portuária e administrativa vem sendo reforçada. Também estão sendo ofertadas, nas entradas da área primária e dos navios, luvas, máscaras e folhetos informativos. O uso desse material é recomendado, porém não é obrigatório.

Com objetivo de disseminar informações corretas e seguras e evitar a criação de falsos alarmes e boatos, estão sendo disponibilizadas, no site do porto de Itajaí, todas as notas técnicas da ANVISA referente ao tema. Também foi realizada uma palestra, no dia 31 de janeiro, com os técnicos do escritório regional da Agência, a fim de esclarecer para a comunidade em geral o que é o Sars-Cov-2 e como funciona o plano de contingência do complexo portuário e aeroportuário de Itajaí-Navegantes.

Por fim, para estabelecer medidas voltadas ao controle e fiscalização na área do Porto Organizado e para a prevenção e controle da epidemia, foi publicada a Resolução 0003/2020 (link ao lado). * http://www.portoitajai.com.br/novo/noticia/1350  - Nela estão estabelecidas as medidas e as competências de cada órgão e empresa envolvidos no processo de transporte marítimo e movimentação dos containers.

 

Mais informações:

Posto Portuário e Aeroportuário do Vale do Itajaí/SC - Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

(47) 3390-0404 - E-mail: ppa.valedoitajai.sc@anvisa.gov.br

 

Médelin Pitrez dos Santos: Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí.

(47) 3341-8065 – E-mail: medelin@portoitajai.com.br

 

Texto e Fotos: Ana Paula Baticini – Estagiária/SECOM – Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI (47) 3341-8067.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000