Prefeitura Municipal de Itajaí

10/03/2020

Superintendência do Porto de Itajaí forma Comitê de Sustentabilidade para implantação do Sistema de Gestão Integrado

Os membros do Comitê receberam treinamento de leitura e interpretação da ISO 14001

Itajaí, 10 de Março de 2020.

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

 

Superintendência do Porto de Itajaí forma Comitê de Sustentabilidade para implantação do Sistema de Gestão Integrado

Os membros do Comitê receberam treinamento de leitura e interpretação da ISO 14001

 

A Superintendência do Porto de Itajaí finalizou mais uma etapa para a implantação da ISO 14001. Durante o mês de fevereiro os membros do Comitê de Sustentabilidade receberam o treinamento de leitura e interpretação da norma.

O comitê será responsável por apoiar a Alta Direção na implantação da norma e atuar na conscientização dos demais servidores. O objetivo é que ele seja permanente e contribua com a implantação do Sistema de Gestão Integrada e das próximas certificações, como a ISO 9001.

“Participar desse treinamento foi muito importante para conhecer os requisitos exigidos pela ISO 14001, principalmente dentro do nosso contexto, que é muito complexo devido ao grande número de pessoas e áreas envolvidas. Por isso a formação do comitê é fundamental para suplantar essa fase, pois nossos colaboradores estarão preparados para essa certificação”, reforça Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto De Itajaí.

O curso, que teve duração de 16 horas, foi ministrado ao longo de quatro tardes nas dependências internas da Superintendência do Porto de Itajaí. Karoline dos Santos, Consultora e Diretora Administrativa Técnica da Companhia da Estratégia, responsável pela consultoria de implantação da ISO, ministrou o treinamento e destacou o interesse dos participantes em conhecer e entender a norma:

“A implantação da ISO 14001 será um processo de aprendizado para todos os envolvidos. Apesar de assustar um pouco, por causa das exigências e adequações necessárias para atender a norma, é um processo muito gratificante porque você trabalha com a conscientização das pessoas. É olhar para as nossas ações e avaliar o quanto elas estão impactando o ambiente e partir disso mudar o nosso comportamento”.

A próxima etapa será um cronograma de adequação de algumas atividades e, em paralelo, a conscientização das equipes interna, colaboradores e de todas as pessoas que exercem alguma atividade que esteja sobre o controle da organização, assim como de toda a comunidade do entorno.

Para podermos fazer a auditoria de certificação precisamos adequar toda a parte documental e gerar evidências que as normas estão sendo cumpridas. É um processo que precisa ter coerência, primeiros comunicamos o que estamos fazendo, na sequência implantamos todas as exigências, as pessoas praticam e informam, ou seja, geram dados que depois serão analisados”, complementa Karoline. 

Os membros do comitê receberão mais alguns treinamentos ao longo do processo de certificação. Um deles é o de formação de auditores, para que eles realizem auditorias internas e facilitem o processo de manutenção do Sistema de Gestão Ambiental e das ações previstas na política ambiental do Porto de Itajaí.

 

Mais Informações:

Coordenação de Maio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade:

Médelin Pitrez dos Santos– Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do trabalho e Sustentabilidade.

(47) 3341-8065.

E-mail: meioambiente@portoitajai.com.br

*Texto Ana Paula Baticini – estagiária SECOM/SPI

*Fotos: Luciano Sens – Sec. Geral de Comunicação Social.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Rua Blumenau, 05 | CEP 88.305-101 | Centro | Itajaí | Santa Catarina | Brasil
Telefone: [+55] 47 3341 8000